Ao receber pela tarde da quinta-feira na basílica vaticana os professores e estudantes dos Ateneus Pontifícios Romanos, o Papa Bento XVI assinalou que é urgente nesta época pós-moderna, impulsionar uma nova evangelização.

Ante as centenas de professores e alunos, reunidos na Santa Missa pela inauguração do Ano Acadêmico celebrada pelo Cardeal Zenon Grocholewski, Prefeito da Congregação para a Educação Católica, o Santo Padre os exortou a "criar entre vós um clima onde a dedicação ao estudo e a cooperação fraterna sirvam de enriquecimento pelo que corresponde não só ao aspecto cultural, científico e doutrinal, mas também ao humano e espiritual".

O Pontífice recordou aos estudantes que Roma é uma cidade "rica de memórias artísticas, de obras mestras da arte e da cultura e está enche sobre tudo de eloqüentes testemunhos cristãos".

"No transcurso do tempo –prosseguiu– nasceram universidades e faculdades eclesiásticas onde há séculos se formaram gerações inteiras de sacerdotes e responsáveis por pastoral, entre os que não faltaram grandes Santos e ilustres homens de Igreja".

Citando depois a constituição apostólica de João Paulo II, "Sapientia christiana", onde se fala da necessidade de considerar à luz da revelação cristã "os novos problemas" e de apresentar sua verdade "às pessoas contemporâneas em forma adequada às diversas culturas", o Santo Padre reafirmou que esse compromisso era "extremamente urgente nesta época pós-moderna, onde se adverte a exigência de uma nova evangelização, que necessita de mestres na fé e arautos e testemunhas do Evangelho convenientemente preparados".

"O período de permanência em Roma pode e deve servir –concluiu– para lhes preparar para desempenhar o melhor possível a tarefa que os espera nos diversos âmbitos de ação apostólica. A missão evangelizadora própria da Igreja exige, em nosso tempo, não só que a mensagem evangélica se propague em qualquer parte, mas sim penetre em profundidade nas formas de pensar, nos critérios e os comportamentos do povo. Em uma palavra, é necessário que toda a cultura do ser humano contemporâneo esteja insuflada pelo Evangelho".