Com cartazes e lemas, dezenas de moradores do bairro Lucha de los Pobres, em Quito no Equador, expressaram seu total apoio à decisão do Arcebispo de Quito, Dom. Raúl Vela Chiriboga, de ordenar a dois sacerdotes espanhóis  retornar para seu país de origem por terem deixado de lado seu ministério para apoiar reivindicações sociais. 

Os sacerdotes espanhóis  José Luis Molina e Miguel Ángel, identificados com a teologia da libertação marxista, regressaram à diocese de Jerez, Espanha.

Numerosas famílias se concentraram do lado de fora do prédio do  Arcebispado de Quito para mostrar seu apoio à decisão de Dom Raúl Vela de afastar os religiosos por descumprir sua tarefa pastoral na Paróquia Santa Maria de Inti, no setor Lucha de los Pobres.

Na mobilização, a população demonstrou sua desconformidade com a orientação dos sacerdotes espanhóis, que desobedeceram os seguimentos pastorais da autoridade competente, inclusive suprimindo com freqüência a celebração da Eucaristia.

O Arcebispo de Quito nomeou como novo pároco da paróquia Santa Maria de Inti o sacerdote equatoriano Padre Patricio Manzano.

Recentemente, Dom. Vela emitiu um comunicado esclarecendo que foi assinado por todos os vigários e decanos da Arquidiocese, no qual se lembra que  "a paróquia não é um  partido político, um sindicato ou uma ONG".