A Conferência Episcopal Mexicana (CEM) expressou a sua “tristeza, consternação e solidariedade” pela morte do Pe. José Miguel Machorro, apunhalado há alguns meses na Catedral Primaz do México.

Os Bispos do México também expressaram as suas condolências ao Cardeal Norberto Rivera, Arcebispo Primaz do México.

Pe. Machorro, declarado com morte cerebral desde a noite do dia 2 de agosto, faleceu ontem às 12h36 (hora local).

“O Pe. José Miguel partiu ontem para a casa do Pai, depois de ter sido violentamente agredido em 15 de maio na Catedral do México, e após de ter sofrido convalescença e grave fraqueza”, recordaram os bispos mexicanos.

“Nestes momentos de tristeza e consternação, dirigimos o nosso olhar ao Bom Pastor Jesus Cristo, que nos dá o dom da reconciliação para perdoar os que nos ofendem. Pela nossa fé, sabemos que a morte não é o fim, e que o amor destrói a morte, porque a esperança é a vitória frente ao desespero”, assinalaram.

A CEM também expressou o seu pedido a Deus pelo eterno descanso do Pe. Machorro “e também para que o Senhor conceda aos seus familiares e amigos a fortaleza, a esperança e o consolo da fé”.

Pe. Machorro, de 55 anos, foi apunhalado no dia 15 de maio na Catedral Primaz do México, por volta das 18h40, após a celebração da Missa. O agressor foi identificado como Juan René Silva Martínez, de 32 anos.

Os relatórios de peritos determinaram que Silva Martínez apresenta um “transtorno psicótico”.

Em uma mensagem publicada pelo Sistema de Informações da Arquidiocese do México (Siame), o Cardeal Norberto Rivera pediu que o “Deus da vida” tenha o Pe. Machorro “em sua presença e Santa Maria de Guadalupe console e fortaleça todos os fiéis que sofreram junto com ele esta triste acontecimento, especialmente os seus familiares, que hoje sofrem esta perda irremediável que nos causa uma profunda dor”.

Confira também: