Quy K. Pham é um diácono de 59 anos que entrou no seminário há 46 anos no Vietnã. Depois da guerra e ante diversas dificuldades, desistiu do sacerdócio. Emigrou aos Estados Unidos, onde se casou, ficou viúvo em 2014 e, em maio de 2018, será ordenado sacerdote.

O Arcebispo da Filadélfia, Dom Charles Chaput, ordenará Quy K. Pham e outros cinco diáconos na Catedral de São Pedro e São Paulo no próximo dia 19 de maio, segundo informa o jornal ‘Catholic Philly’.

Seu caminho ao sacerdócio começou aos 13 anos, quando os seus pais o matricularam no seminário de My Tho, capital da província vietnamita Tieng Gang, na região do Mekong Delta.

A princípio, ele não queria ser sacerdote, mas no seminário mudou de opinião.

Entretanto, logo depois que a capital do Vietnã do Sul, Saigon, caiu no poder dos comunistas durante a guerra em 1975, o seminário foi fechado e ele foi obrigado a voltar para casa. Continuou os seus estudos do ensino médio em um colégio local durante dois anos, até que o seminário foi reaberto.

“Havia 300 seminaristas quando fui embora e erámos apenas 40 quando voltei”, recordou.

Pouco tempo depois, o seminário foi fechado novamente e ele não pôde continuar os estudos clandestinamente porque as autoridades também o impediram. Em 1983, decidiu deixar o país para realizar o sonho de ser sacerdote.

“Entramos 22 pessoas em um barco pequeno. Permanecemos no mar durante cinco dias, até que um avião norte-americano nos viu e logo fomos resgatados por um barco petroleiro chamado Aroma, que nos levou a Cingapura”, contou o diácono.

Ele foi enviado às Filipinas e depois viajou à Alexandria, no estado da Virgínia (Estados Unidos). Ficou alojado em uma paróquia onde havia um sacerdote vietnamita. E pediu para entrar em um seminário local, mas não o aceitaram.

Algum tempo depois, foi aceito pelos vicentinos na Filadélfia, mas depois de um ano lhe disseram que para continuar tinha que dominar melhor a língua inglesa e inculturar-se melhor na sociedade norte-americana.

Ele chegou até Boston em busca de um seminário que o aceitasse. Mas não conseguiu. Depois dessa amarga experiência, desistiu de ser sacerdote e entrou na Philadelphia College of Textiles and Science, onde fez um mestrado em computação. Em seguida, desenvolveu a sua carreira de programador no Pennsylvania Hospital.

Aos poucos conseguiu levar os seus parentes do Vietnã aos Estados Unidos. Ele se casou com Donna Marie Lodise, a qual conheceu na igreja que frequentava. Não teve filhos. Após 13 anos de um casamento feliz, ela teve câncer e morreu em 2014.

A Missa diária e a sua devoção a Santa Teresa de Lisieux e São Francisco o sustentaram depois da morte da sua esposa, que o encorajou, antes de morrer, a realizar o seu sonho de ser sacerdote.

Em 2015, o Arcebispo da Filadélfia, Dom Charles Chaput, o aceitou e deu sua bênção para que Quy K. Pham prosseguisse seu caminho ao sacerdócio.

Confira também: