A União Nacional Italiana de Transporte de Enfermos a Lourdes e Santuários Internacionais (UNITALSI) realizará pela primeira vez em sua história uma peregrinação pelo caminho que São José e a Virgem Maria percorreram de Belém ao Egito para salvar o Menino Jesus do rei Herodes.

Os peregrinos enfermos e deficientes realizarão o percurso de 15 a 21 de junho, com o lema “Nos passos da Sagrada Família, construindo pontes de paz e criando oportunidades para o diálogo inter-religioso”.

A travessia será dirigida pelo Bispo de Viterbo (Itália), Dom Lino Fumagalli, e pelo Bispo da Diocese Copto Ortodoxa de São Jorge em Roma, Anba Barnaba Soriani.

Colaboraram na organização a Autoridade de Turismo do Egito, a Diocese de Viterbo e a Sociedade Italiana de Beneficência (SIB), que administra um hospital italiano na cidade do Cairo.

O objetivo é reforçar o diálogo e o encontro com o povo que acolheu a primeira peregrinação da história cristã: a viagem ao Egito do Menino Jesus, de São José e da Virgem Maria.

Em um recente coletiva de imprensa, o presidente nacional de UNITALSI, Antonio Diella, disse que esta peregrinação “é um caminho de paz e de esperança e nossa intenção é abrir um novo caminho que possa atrair sempre mais fiéis, incluindo os enfermos e deficientes, como um sinal de distinção”.

Querem promover também “gestos de diálogo e reconciliação em todo o Oriente Médio, atitudes que o Santo Padre pediu repetidas vezes em suas últimas mensagens”.

“É um desejo de unidade, é importante que ninguém se sinta sozinho no mundo e, sobretudo, cada beleza deve ser vista por todos”, acrescentou Diella.

A peregrinação partirá de Belém (Palestina) com direção ao Mosteiro de Santa Catarina do Monte Sinai, construído sobre o lugar onde, segundo a tradição, Moisés viu a sarça ardente, e depois seguirá rumo ao Cairo (Egito).

Neste local, os participantes vão se hospedar no Seminário Patriarcal copto católico de Maadi, que o Papa Francisco visitou em abril de 2017, durante sua viagem ao país africano.

Além disso, está prevista uma série de encontros com as autoridades máximas religiosas e institucionais, como o administrador apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, Dom Pierbattista Pizzaballa, o Papa da Igreja copta ortodoxa, Tawadros II, e o Patriarca copto católico de Alexandria (Egito), Dom Ibrahim Isaac Sidrak.

A UNITALSI surgiu em 1903 e tem cerca de 70 mil sócios na península itálica.

Em seu site, a organização indica que nas peregrinações os enfermos são atendidos com carinho para que não sintam o peso de sua condição. Para ajuda-los na viagem, usam ônibus, trens, aviões e barcos.

“Gostamos de oferecer a todos – especialmente aos que vivem em dificuldades porque estão doentes, idosos ou deficientes – a oportunidade de peregrinar aos lugares mais importantes da história cristã, para que assim cresça a esperança e se possa escolher todos os dias compartilhar um caminho associativo de solidariedade e amizade”, assinalam.

Confira também: