O bispado de Santo Isidro (Argentina) deu a conhecer esta semana as imediatas medidas para enfrentar um possível caso de abuso sexual perpetrado por um sacerdote contra um menor.

A diocese explicou que a diocese, que foi primeira a saber do caso, atuou rapidamente com o "critério predominante de proteger o direito de crianças supostamente afetadas e acompanhar os familiares no desejo e as ações para esclarecer os fatos sobre a base da verdade e a justiça".

Além de afastar "de forma urgente ao sacerdote de todas as funções e do contato com as pessoas", entrou em contato com as famílias e iniciou "um acompanhamento especializado aos adolescentes afetados".

Além disso, a diocese acompanhou as mães dos adolescentes a realizar a denúncia na Delegacia correspondente e explicou que "o apoio às famílias e às crianças continua assim como a disposição de colaborar com todos os requerimentos que a justiça determinar".

"Se constatar-se a veracidade das denúncias estariam diante de pecados gravíssimos que causam grandes danos. Por isso frente à mera possibilidade de que estes fatos sejam reais convidamos a todos a nos colocar sob a proteção do Senhor e de Maria Implorando a misericórdia do Senhor e luzes e as forças para agir segundo a vontade de Deus", assinalou o comunicado da diocese.