A viagem do Papa Francisco à Irlanda para presidir o Encontro Mundial das Famílias chegou ao fim no domingo, deixando para trás vários momentos memoráveis ​​e outros que, embora passassem despercebidos, surpreenderão a muitas pessoas.

A seguir, os momentos que talvez você não viu:

1. As estátuas de cera de São João Paulo II e do Papa Francisco percorreram as ruas

Estas estátuas de cera comemoraram a visita de São João Paulo II a Dublin em 1979 e “percorreram novamente” a cidade de Dublin junto com o Papa Francisco.

2. O meio de comunicação inglês que anuncia por engano a chegada do Papa "à Inglaterra"

O canal de televisão britânico Sky News transmitiu a visita do Papa Francisco à Irlanda, mas quando este chegou ao país em 25 de agosto, informou erroneamente que o vigário estava na Inglaterra! Este erro não passou despercebido.

O jornalista irlandês Deric Ó hArtagáin escreveu em sua conta no Twitter: “Sky acredita que o Papa está na Inglaterra! Olá ... Somos uma República! Um país separado”.

3. O "mascote" do Encontro Mundial das Famílias

Éirinn, que significa "Irlanda", é o mascote oficial do Encontro Mundial das Famílias 2018. Pertence a uma família de ovelhas conhecida como "The Galway", uma das raças de ovelhas do país.

4. A casula colorida que uma menina desenhou para o Papa

Jane Boland, de 11 anos, ganhou um concurso escolar para desenhar paramentos na visita histórica do Papa à Irlanda e teve o privilégio de apresentá-los no sábado, 25 de agosto, no estádio Croke Park. Milhões de espectadores viram a pequena na televisão.

"Fiquei tão surpreendida ao saber que fui escolhida entre outras 4.500 pessoas! Eu gosto muito do Papa Francisco. Gosto especialmente quando ele diz que ‘os artistas melhoram o mundo’, porque a arte é a minha matéria favorita. Eu amo desenhar e pintar, faz com que todas as minhas preocupações desapareçam. Meu desenho mostra que apesar de sermos parecidos no que gostamos, todos somos únicos e estamos ligados", disse Jane ao saber que seu o desenho havia sido o vencedor.

Mais em

5. O coro de crianças cantando uma canção de boas-vindas ao Papa

Este coro infantil cantou uma linda canção do lado de fora do Family Arena em Dublin: "Yes, I believe in You" (Sim, eu acredito em Você!).

6. Mais crianças fazendo uma coreografia

7. O Papa plantando uma árvore

Durante sua visita, o Papa foi o segundo Pontífice que plantou uma árvore irlandesa no terreno

Áras an Uachtarain, ,na residência oficial do presidente da Irlanda.

O Santo Padre foi recebido em 25 de agosto pelo presidente Michael D Higgins e pela sua esposa Sabina.

8. O Papa rezando diante o Santíssimo pelas vítimas de abuso

O Papa Francisco rezou diante o Santíssimo na Pró-Catedral de Santa Maria, em Dublin, por todas as vítimas de abuso. Repetiu este gesto diante dos restos mortais do venerável Matt Talbot, um trabalhador e leigo católico muito amado no país, que morreu em 1925.

9. O presente do Papa aos sacerdotes capuchinhos

Em 25 de agosto, o Papa Francisco visitou e deu a sua bênção a um grupo de famílias desabrigadas que são atendidas no Centro de Acolhida dos Padres Capuchinhos, em Dublin. Ao chegar, o Pontífice deu de presente aos dez sacerdotes capuchinhos uma imagem de São Francisco de Assis.

10. As relíquias dos santos colocados no altar

No domingo, 26 de agosto, as relíquias de Santa Teresa de Lisieux e de seus pais Luís e Zélia Martin foram colocados no altar preparado para a Missa de encerramento do Encontro Mundial das Famílias, no Phoenix Park, em Dublin.

Confira também: