Poucos dias antes da chegada do Papa Francisco ao Chile, o Embaixador do Chile ante a Santa Sé, Mariano Fernández, afirmou que o país receberá o Pontífice com especial atenção e destacou alguns temas que poderiam ser tratados.

Em declarações ao Vatican News, afirmou que “o país tem muito interesse em escutá-lo, porque os valores que transmite são muito valorizados de maneira especial no Chile, e precisamos do impulso que o Papa poderá dar em relação à moral, também no sentido da paz, da misericórdia, da proteção dos imigrantes, dos mais fracos, do cuidado da casa comum...” . Enfim, “será recebido com uma atenção especial”.

O Embaixador reconheceu que a visita à capital, Santiago, será o momento mais político. No sul, em Temuco, “o Papa falará sobre as pessoas que têm menos privilégios nas sociedades”, disse em relação aos mapuches.

No norte, “onde há muitos migrantes, o tema natural será a imigração, porque há muitas nacionalidades no Chile. Não só dos países vizinhos, Peru e Bolívia, como também pessoas que chegaram da Ásia devido ao comércio, como chineses, indianos, paquistaneses ou coreanos”.

Confira também: