O Halleluya Rio2015 vai parar o Rio de Janeiro. A Cidade Maravilhosa recebe a quinta edição do festival, que pela primeira fez terá três dias, de 11 a 13 de setembro, e acontecerá na Lapa. Para este ano, a expectativa é reunir cerca de 30 mil pessoas durante todo o evento. Música, teatro, ação social,  Missas, confissões e aconselhamento fazem parte da programação.

Neste ano, os shows levarão ao palco do maior festival católico Ana Gabriela, Rosa de Saron, Adoração e Vida, Davidson Silva, Frutos de Medjugorje, Suely Façanha, Cosme, Márcio Pacheco, Missionário Shalom e Olívia Ferreira.

O festival será aberto na sexta-feira, às 20h, com espetáculo “O Canto das Írias”. De autoria de Wilde Fábio Alencar, missionário da Comunidade Shalom, a apresentação envolve três faces da arte: música, teatro e dança. Narra o caminho do homem que se afasta da casa da verdade, tornando-se uma “íria”, mas retorna, trilhando uma via de autoconhecimento e encontro com Deus. O musical já foi apresentado em diversos países, e em todo o Brasil, inclusive na Jornada Mundial da Juventude no Rio, em 2013.

Nos três dias, o público participará de Adoração Eucarística, Missas, confissão, oração e aconselhamento. No domingo, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta presidirá a Celebração Eucarística, às 15h. Ele também participará da Adoração, no sábado.

O evento é movido ainda pela solidariedade. Haverá diversas campanhas de mobilização dos participantes. A campanha “Alimente a Esperança” vai coletar alimentos e itens de higiene, que serão doados a comunidades da baixada fluminense. A “Doe Mais Vida”, do Programa Estadual de Transplantes, vai cadastrar doadores de órgãos. A “Vida Quero Mais” vai trabalhar a prevenção de drogas entre os participantes do Halleluya.

Toda a organização é feita por voluntários. O acesso do público é gratuito. A maioria das bandas cobram apenas uma ajuda de custo para se apresentar. Para a concretização do festival, a Comunidade Shalom conta com muitos colaboradores, que contribuem com a campanha “Faça acontecer”. Para saber como contribuir com o evento, basta acessar http://www.festivalhalleluya.org/rio-de-janeiro.

Programação:

Sexta-feira, dia 11, a partir das 20h: Ana Gabriela e Rosa de Saron

Sábado, dia 12, a partir das 18h:  Adoração e Vida, Davidson Silva, Frutos de Medjugorje e Suely Façanha

Domingo, dia 13, a partir das 15h: Cosme, Márcio Pacheco, Missionário Shalom e Olívia Ferreira, no domingo.