O Bispo de Querétaro, Dom Mario de Gasperín Gasperín, assinalou que a finalidade da educação católica é "formar famílias cristãs e instaurar o reinado social de Jesus Cristo", em sua homilia da Missa de Ação de Graças pela canonização da Santa Maria Eugenia de Jesus, fundadora do Instituto de religiosas da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria.

O Prelado indicou que a educação católica tem que levar o jovem ao descobrimento de Jesus Cristo, único "capaz de transformar o homem e seu entorno cultural" pois só nele se "harmoniza a fé com a razão, o humano com o divino, o temporal com o eterno, a disciplina com a liberdade".

"No coração de Cristo, o Redentor do homem, cabe tudo o que é verdadeiramente humano e todos os homens", sem distinção nem discriminação, com preferência para os desprotegidos; este é o coração da educação católica que a Igreja oferece para curar e dignificar o homem na sociedade", prosseguiu.

Referindo-se a Santa Maria Eugenia de Jesus, Dom Gasperín assinalou que tendo discernido os sinais dos tempos, e graças à "força irresistível do Espírito Santo", apostou pela educação da juventude, reconhecendo que sua missão era "reconstruir tudo em Cristo, fazer que conheça, o mesmo que sua Igreja e estender as fronteiras de seu reino".

O Prelado mexicano recordou que muitas vezes se questiona se "o que nos deve importar é que aprovem os exames, que saibam mais ou menos geografia ou história? Não é isso. O que importa é que se forma (nos alunos) o Reino de Deus, que mediante a educação consigamos esta maravilha… a família em que o espírito cristão domine".

Em seguida indicou que a origem e fim da obra educativa, em relação à congregação, é que "tudo é de Jesus Cristo, tudo é por Jesus Cristo, tudo dever ser por Jesus Cristo" pois "tudo vem d'Ele, tudo é pois d'Ele e deve voltar para Ele".

Em outro momento, o Bispo de Querétaro afirmou que "a comunidade educativa: diretores, professores, alunos, pessoal administrativo, pais de família"; deve ter como "centro comum" a orientação para Jesus Cristo, pois este é "o critério que deve unificar a comunidade educativa católica".

"Os diretores ou professores que não aceitam a doutrina e a moral católicas em suas vidas, estão aqui fora de seu lugar. A firmeza doutrinal e a subseqüente exigência moral, são requisitos indispensáveis em uma instituição educativa católica" apontou Dom Gasperín.