O papa Francisco recebeu um grupo de peregrinos da arquidiocese de Łódź, Polônia, no Palácio Apostólico do Vaticano, por ocasião do centenário da arquidiocese. Em seu discurso, o papa disse que esta peregrinação é “uma bela imagem da Igreja sinodal, que percorre o caminho dos apóstolos, que caminha juntos como uma família de irmãs e irmãos”.

Entre os participantes estavam várias autoridades civis e membros de outras igrejas cristãs, como o bispo calvinista e o bispo ortodoxo, entre outros. O papa os agradeceu por sua presença, ao lembrar que “em outros tempos nos excomungávamos reciprocamente. Agora nós nos chamamos de irmãos, graças a Deus”.

Durante a celebração do ano jubilar pelo centenário da criação desta arquidiocese polonesa, foi recordado o seu primeiro bispo, dom Wincenty Tymieniecki. O papa Francisco disse que ele era "um homem de grande misericórdia e grande sensibilidade ecumênica".

“Através do seu ministério episcopal, o Espírito Santo inscreveu estes dois aspectos essenciais do cristianismo - misericórdia e ecumenismo - no ‘DNA’ da Igreja de vocês de Łódź, como legado e tarefa para as gerações vindouras”, destacou Francisco. “Hoje a misericórdia requer uma grande ‘imaginação’, uma grande criatividade que nos faz apóstolos da misericórdia, poetas da misericórdia”, disse.

O papa destacou também que o arcebispo Tymieniecki “foi capaz de unir a coragem da misericórdia e a coragem do ecumenismo”. Por isso, exortou “a manter vivo em vocês esta coragem de seu primeiro pastor. Guardem a determinação ecumênica, lembrando que o ecumenismo na Igreja não é uma coisa opcional ou decorativa, mas uma atitude essencial”.

“Eu os encorajo a caminhar juntos, na reflexão teológica e na evangelização, na oração comum e na escuta da Palavra de Deus, no testemunho da fraternidade. Nesse caminho vocês estão construindo a sociedade local, que orgulhosamente chamam de ‘comunidade das quatro culturas”, afirmou.

Confira também: