A Ordem dos Pregadores celebra 800 anos de fundação com o Congresso educativo “Educar OP 2016, 800 à sabedoria” que acontece entre os dias 4 e 6 de julho em Madri (Espanha).

Cerca de mil pessoas se reuniram no Teatro Canal de Madri (Espanha) para participar do congresso educativo organizado pela Ordem dos Pregadores para comemorar seus oito séculos de serviço à Igreja.

Em seu discurso inaugural, o professor da Ordem dos Pregadores, Frei Bruno Cadoré, afirmou que “hoje educação e evangelização estão mais do que nunca inter-relacionadas. A educação conserva uma perspectiva de futuro; é um caminho prioritário para a evangelização”.

Frei Bruno Cadoré também mencionou que a educação é uma ferramenta crucial no momento de tomar consciência da própria dignidade humana.

O 86º sucessor de São Domingos de Gusmão apontou que é “necessário adaptar nossas forças às necessidades do tempo presente”. Além disso, sublinhou a importância do “testemunho”, especialmente quando muitos alunos que não são crentes frequentam os colégios dos dominicanos.

“Isto enfatiza a exigência do testemunho, respeitando a fé de cada pessoa e as diferenças existentes entre todos. O lado católico da comunidade educativa tem a responsabilidade de dar conta da sua fé”, afirmou o professor da Ordem dos Pregadores.

Entre os participantes deste congresso também estava o Frei Francisco Javier Carballo, presidente da FEDS (Fundação Educativa São Domingos), o qual afirmou que o papel da Escola de São Domingos é “dar continuidade educativa à Palavra”.

Ele pontuou que São Domingos foi o primeiro “Ministro da Educação da Europa, pois soube perceber a importância da educação, de confiar na razão”.

O religioso marianista, José María Alvira, secretário da Associação de Escolas Católicas, assegurou que as perguntas “como e para quê” sempre estão presentes na educação, mas, conforme indicou, “estas perguntas têm sentido à luz do conteúdo que queremos transmitir”.

“A tarefa dos docentes é um caminho privilegiado na busca da verdade, pois esta dá à educação seu sentido mais profundo. Uma verdade que significa certezas, pontos de referências para a criança e para o adolescente, coerência entre o que digo, o acontecimento e o que vivo”, sublinhou Alvira, que também insistiu na coerência “intelectual e de critério no que é transmitido a fim de que os alunos vejam a vida com um sentido positivo”.

Confira também: