O Arcebispo de San Salvador, Dom. Fernando Sáenz Lacalle, exortou aos salvadorenhos a serem solidários com os atingidos pelos desastres naturais e não ficar como simples "espectadores de um drama".

O Prelado fez "um chamado geral à calma, ainda em meio destas difíceis circunstâncias, vivemos piores momentos, Deus não nos desamparará".

Nos últimos dias, o país sofreu os efeitos da tormenta tropical Stan e da erupção de pedras e cinzas do vulcão Santa Ana. Ambas as tragédias deixaram 70 mortos e mais de 71 mil desabrigados.

O Prelado assinalou que "Stan nos recordou nossos problemas de sempre", como a vulnerabilidade "de tantos irmãos que vivem em zonas de risco" e que necessitam de uma moradia digna. Afirmou que diante disto "requer-se, em primeiro lugar, de um esforço do Governo, pois sua missão primitiva é a busca do bem comum".

Do mesmo modo, Dom. Sáenz destacou a generosidade de muitas pessoas, a solidariedade e o espírito de luta dos danificados.

"Uma e outra vez nosso povo foi provado por diferentes fenômenos naturais e sempre saímos à frente, ao contrário do que poderia pensar-se cada um destes trágicos acontecimento serviu para manifestar a grandeza de alma dos salvadorenhos de todos os estratos sociais".