O Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, expressou sua solidariedade às vítimas do desabamento de dois prédios na comunidade Muzema, na Zona Oeste da cidade, que deixou dois mortos, além de feridos e desaparecidos.

Em declarações ao site da ‘ArqRio’ nesta sexta-feira, 12 de abril, o Cardeal Tempesta assinalou que, diante do desabamento dos prédios, a “presença da Igreja continua firme, acolhendo as pessoas, os bombeiros, os que estão dando socorro. De tal maneira que, aquilo que nós podemos fazer de presença, de pessoas que se preocupam com o outro e que ajudam o outro nos momentos difíceis, tem sido feito”.

O desabamento dos prédios que tinham entre quatro e seis andares ocorreu por volta das 7h desta sexta-feira. Um homem e uma criança morreram e 8 pessoas foram resgatadas feridas. Além disso, moradores e parentes afirmam que há desaparecidos e os bombeiros seguem vasculhando os escombros em busca de outras vítimas.

As causas do desabamento ainda estão sendo investigadas. De acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, os dois prédios são irregulares e estavam interditados, mas uma liminar de 2018 impediu que fossem demolidos.

Além disso, a região onde estavam localizadas as construções foi uma das áreas afetadas pelas chuvas que causaram estragos na cidade no início desta semana e deixaram dez mortos. Entretanto, não chovia no momento em que caíram.

Ao site da Arquidiocese, o Cardeal Tempesta assinalou que “temos vividos momentos difíceis aqui no Rio de Janeiro” e recordou também a tempestade e enchentes do início da semana.

“Nós sabemos que a dor é grande, o sofrimento é grande, tanto para os parentes daqueles que morreram, como para os desabrigados. Mas, podem contar com a Arquidiocese, com a Igreja, que continua muito presente junto a todos. E, ao mesmo tempo em que rezamos pelos que partiram, nós nos apoiemos mutuamente para chegarmos à Páscoa com confiança e esperança”.

A partir desta sexta-feira, 12 de abril, até a próxima segunda-feira, 15, a Arquidiocese do Rio de Janeiro está promovendo a ação litúrgica e social “Oremos pelo Rio”, por meio da qual convoca todos os cidadãos do município, em especial, os católicos, a rezarem pelos falecidos em decorrência das enchentes e pelas famílias enlutadas. A inciativa inclui ainda ações concretas de misericórdia em prol dos desabrigados atingidos pelas fortes chuvas.

“O dia de hoje é um dia de jejum e de coleta de alimentos, de ajuda para as pessoas desabrigadas em toda a Arquidiocese”, indicou o Arcebispo, ressaltando que “temos visto multidões que chegam até as igrejas, até as comunidades para buscar um pouco de água, de alimento, já que perderam tudo”.

Nos dias 13, 14 e 15 de abril, haverá nas igrejas da Arquidiocese “as celebrações das Missas na intenção dos falecidos”.

Confira também: