O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, vai participar da consagração da Rússia e da Ucrânia, convocada pelo papa Francisco para a próxima sexta-feira, 25 de março. Dom Orani conduzirá o momento de oração na Capela das Aparições do Rio de Janeiro.

“Acredito que os bispo do mundo inteiro estarão unidos ao papa, mas aqui há uma peculiaridade, tem algo muito simbólico”, que é o fato de ser “a única réplica do Santuário de Fátima autorizada no mundo”, disse Berthaldo Soares, fundador-presidente de Tarde com Maria, associação arquidiocesana responsável pela Capela das Aparições no Rio.

Um dos pedidos feitos por Maria em suas aparições em Fátima, Portugal, em 1917, foi a consagração da Rússia a seu Inaculado Coração. Em outubro de 1917 a Revolução Russa instaurou o regime comunista soviético que duraria até 1991.

A Capela das Aparições no Rio de Janeiro foi construída em 2011 e fica dentro do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Recreio dos Bandeirantes. “A capela não é uma cópia ou simplesmente uma réplica. Ela foi construída com a planta original de Fátima. É como se fosse uma segunda execução da mesma planta”, contou Soares. Segundo ele, o local também tem um “centro de estudos e difusão da mensagem de Fátima para toda a América Latina”. “É uma união íntima com o Santuário de Fátima”, completou.

Esta união se dará também no dia 25 de março, durante a consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. O papa Francisco fará a celebração na basílica de São Pedro, no Vaticano, às 17h (13h, no horário de Brasília). No mesmo dia e horário, o cardeal Konrad Krajewski fará o mesmo ato na Capelinha das Aparições do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal.

No Brasil, Dom Orani conduzirá a oração do Ângelus às 12h, seguida da missa. Às 13h, haverá a oração do terço e o momento da consagração. “Na Capela das Aparições do Rio, ocorrerá, então, o mesmo ato simultaneamente à consagração do Vaticano, na basílica de São Pedro, e na Capelinha das Aparições de Fátima, em Portugal, realizada pelo cardeal Konrad Krajewski. Os três lugares, portanto, estarão unidos em oração pelo fim da guerra e a paz no mundo”, anunciou Tarde com Maria em suas redes sociais.

No santuário no Rio de Janeiro serão instalados telões para que os presentes possam acompanhar a cerimônia direto do Vaticano. A celebração no Rio de Janeiro também terá transmissão pelas redes sociais de Tarde com Maria.

“Vai ser um momento extraordinário de oração e de comunhão. E é algo que ninguém pensou em viver de novo”, disse Berthaldo Soares, lembrando que “o papa são João Paulo II havia feito a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, como alguns papas anteriormente”.

Em 1984, o papa João Paulo II consagrou a Rússia e o mundo inteiro ao Imaculado Coração de Maria no Vaticano. Há alguns anos, o então secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Tarcisio Bertone, disse que a irmã Lúcia, a vidente de Fátima que viveu mais tempo, "confirmou pessoalmente que este ato solene e universal de consagração correspondia aos desejos de Nossa Senhora” de Fátima.

Além da participação na consagração de Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, Berthaldo Soares tem rezado todas as noites o terço pela paz no mundo e o fim da guerra, que pode ser acompanhado pelas redes sociais de Tarde com Maria.

Confira também: