O Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, anunciou por meio de suas redes sociais o envio de cilindros de oxigênio para ajudar o estado do Amazonas, o qual está enfrentando a falta de oxigênio nos hospitais para o tratamento de pacientes com Covid-19.

“Queridos irmãos e irmãs, junto ao regional Norte 1 da CNBB, enviamos cilindros de oxigênio à Manaus”, escreveu o Purpurado em seu Instagram, acrescentando: “Além das orações por nosso povo, agradecemos e abençoamos todas as iniciativas em favor dos que sofrem”.

Na quinta-feira, 14 de janeiro, o estado de Amazonas, sobretudo a capital Manaus, viu o forte agravamento da crise gerada pela pandemia de coronavírus, ao registrar falta de oxigênio nos hospitais.

Relatos de profissionais de saúde indicaram que pessoas com Covid-19 faleceram em razão da falta de oxigênio e que foi necessário recorrer à ventilação manual para atender aos pacientes.

Além disso, devido a esta situação, pacientes tiveram que ser transferidos para hospitais de outros estados.

Frente a esta crise sanitária, o Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que engloba o Norte do Amazonas e Roraima, lançou a campanha “Amazonas e Roraima contam com a sua solidariedade”, a fim de ajudar as vítimas da Covid-19 que sofrem sem atendimento adequado nos hospitais.

Em uma mensagem publicada pela CNBB, o presidente dos bispos brasileiros, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, fez um apelo por ajuda. “Não podemos apenas nos lamentar. É preciso agir de forma urgente, solidária e com responsabilidade”, disse.

“A gravíssima situação vivida na cidade de Manaus é urgente convocação para os cristãos e para todas as pessoas sensíveis ante o sofrimento do próximo. É preciso ajudar. A CNBB apela e dará a sua colaboração para levar oxigênio aos hospitais da capital do Amazonas, gesto concreto e urgentíssimo de solidariedade ao povo sofrido de Manaus”, afirmou o também Arcebispo de Belo Horizonte (MG).

Nesse sentido, lançou um pedido “especialmente a quem tem mais condições de ajudar, líderes empresariais, empreendedores, classe política”, para “que ofereçam o seu auxílio, pois aqueles que sofrem nos hospitais são nosso irmãos e irmãs”.

“Deus, com seu sopro, nos trouxe a vida. Seja sopro de vida que salva irmãos e irmãs da morte pela disponibilização do que é necessário, oxigênio principalmente”, completou.

Para colaborar com a campanha “Amazonas e Roraima contam com a sua solidariedade”, é possível contribuir por meio da seguinte conta:

Banco Bradesco
Agência 0320
C/C: 054104-4
CNPJ: 33.685.686/0012-03
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Norte 1 (AM-RR)

Confira também: