O bispo da cidade de Valença, no Estado do Rio de Janeiro, Dom Nelson Francelino Ferreira, foi professor do jovem seminarista Guido Schäffer, que teve recentemente a abertura do processo canônico autorizada pelo Vaticano.

“Ele foi meu aluno durante quatro períodos no Curso de Teologia para leigos na Faculdade de São Bento, no Centro do Rio. Ele era muito humilde, uma pessoa muito serena, simples e disciplinada. Com seu jeito tranquilo, sem querer ser diferente de ninguém, ele se relacionava bem com toda a turma e era sempre uma referência”.

Dom Nelson contou que seu primeiro contato com o Guido foi na Paróquia São Marcos, na Barra da Tijuca, onde ele era pároco.

“Guido tinha muitos amigos em nossa paróquia e vinha sempre ministrar pregações no grupo de oração. Ele era um jovem muito centrado no essencial, não se perdia em discussões bobas. Era muito preciso nas questões relacionadas à Doutrina Católica e à Ortodoxia, e com simplicidade buscava conviver bem com todos e lidar bem com as diferenças”.

O bispo ressaltou seu contentamento pela abertura do processo do Guido e pela ação santificadora do Espírito Santo em tantas pessoas.

“É uma alegria muito grande saber que convivemos, tocamos e conversamos com um candidato à santidade. Vale a pena louvar e bendizer a Deus por isso. Por fazemos parte da Igreja de Cristo que concretamente é santa. Existem muitos ‘Guidos’ nas nossas pastorais. Nossa juventude é santa. Isso dá um grande ânimo, somos tomados por uma grande empolgação”, celebrou

 Dom Nelson reforçou que vê nesse reconhecimento não apenas o mérito de uma pessoa, mas a santidade da Igreja.

“Eu não vejo um personalismo, mas sim o elemento eclesial. Com grande ação de graças, contemplo a nossa Igreja que é santa demais. Não podemos esquecer disso. Vale a pena investir na juventude, protegendo os nossos jovens e permitindo que eles vivam em uma atmosfera de santidade. Hoje, nós vemos a questão das drogas, da promiscuidade e da exploração comercial sufocando os ideais de nossos jovens. É preciso destacar os bons exemplos e lembrar a eles que nós não estamos sozinhos, fazemos parte de uma comunhão de santos. Vale a pena sonhar, sofrer e amar a Igreja”, garantiu.

Breve Histórico de Guido Schäffer

Guido nasceu em 22 de maio de 1974, na cidade de Volta Redonda, RJ, Brasil, filho de Guido Manoel Vidal Schäffer e de Maria Nazareth França Schäffer. Desde o nascimento residiu com os pais na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Copacabana.

Sua vocação ao sacerdócio surgiu quando já era médico, ao meditar o Evangelho de Lucas: “A estas palavras, Jesus falou: Ainda te falta uma coisa: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-me.” (Lc 18, 22).

O seminarista Guido faleceu no dia 01 de maio de 2009, com trinta e quatro anos de idade, quando faltava aproximadamente 1 ano para se tornar  padre. O jovem médico foi vítima de uma contusão na nuca que gerou desmaio e afogamento, enquanto surfava, na praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Segundo alguns amigos, Guido já havia revelado que se pudesse escolher gostaria de morrer no mar, onde sentia a presença de Deus a lhe falar na natureza.

Confira a biografia completa