O papa Francisco nomeou dom Luiz Carlos Dias bispo da diocese de São Carlos (SP). Até então, ele era bispo auxiliar de São Paulo (SP), onde atuava como vigário episcopal para a Região Belém. Dom Luiz Carlos tomará posse em sua nova diocese no dia 18 de dezembro, em celebração na catedral de São Carlos.

“Diante da nova missão, o zeloso reformador da Igreja em seu tempo e patrono da diocese, São Carlos Borromeu, suscita em mim acolhida profunda das intenções e propostas do nosso querido pontífice para levar a Igreja a respirar novos ares, pela comunhão, participação e saída missionária, servindo a sociedade com a luz do Evangelho, proclamando a justiça do Reino e cuidando especialmente dos pobres”, escreveu dom Luiz Carlos em mensagem por sua nomeação.

O bispo disse que respondeu a esta nomeação “com os olhos fitos em Nosso Senhor Jesus Cristo” e se inspirou “na disponibilidade da Virgem Maria, cujo sim possibilitou a encarnação do Verbo de Deus e a realização da redenção do gênero humano”. “Com ela, aprendemos que a aceitação da Palavra de Deus na fé se constitui num canal de abundantes graças divinas”, afirmou.

Dom Luiz Carlos também saudou o clero, seminaristas, religiosos, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, trabalhadores e produtores, sindicatos, organismos, meios de comunicação, outras igrejas cristãs e demais religiões. Agradeceu ainda a arquidiocese de São Paulo, Igreja de sua “primeira experiência como bispo”. “Ao aproximar o final deste período, saio enriquecido por ter recebido bem mais do que ofereci”, disse.

O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, parabenizou dom Luiz Carlos pela nomeação. “Sentiremos sua falta em São Paulo, mas a diocese de São Carlos recebe um grande pastor. Que a experiência adquirida nas lides da metrópole seja agora de grande proveito para sua nova missão”, desejou o arcebispo.

A diocese de São Carlos estava vacante desde 21 de outubro de 2020, quando dom Paulo Cezar Costa foi transferido para a arquidiocese de Brasília. Desde então, estava sob os cuidados pastorais de seu bispo auxiliar, dom Eduardo Malaspina.

O bispo nomeado de São Carlos, dom Luiz Carlos Dias é natural de Caconde (SP) e nasceu em 16 de setembro de 1964. Foi ordenado sacerdote em 5 de abril de 1991, incardinado na diocese de São João da Boa Vista (SP). Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP). É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. E possui formação em Ética Social na Adveniat, instituição de ajuda da Igreja na Alemanha para a América Latina.

Como sacerdote exerceu diversas funções, como pároco, reitor do seminário propedêutico e do seminário de Teologia, vigário paroquial, diretor do Instituto de Filosofia. Coordenou a pastoral missionária e foi membro do Conselho Presbiteral. Também foi professor de Teologia Moral, no Instituto de Teologia de São João da Boa Vista; Antropologia Cultural e História da Filosofia, no Instituto de Filosofia da diocese de Guaxupé (MG); História da Filosofia, Metafísica e Seminários, no Instituto de Filosofia de São João da Boa Vista; História da Ética, no Instituto de Filosofia da arquidiocese de Brasília (DF). Entre os anos 2010 e 2015 foi secretário executivo das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo em 16 de março de 2016 e recebeu a ordenação episcopal em 5 de maio do mesmo ano. Atualmente, é secretário geral do Regional Sul 1 da CNBB.

Confira também: