Dois pais de família, Lucien Botovasoa e Alessandro Nottegar, deram mais um passo em seu caminho à canonizção, depois que o Papa Francisco reconheceu o martírio do primeiro e as virtudes heroicas do segundo.

O Santo Padre se reuniu no Vaticano na manhã de hoje com o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, e assinou ambos os decretos.

Lucien Botovasoa nasceu em Madagascar, em 1908, em uma família com nove irmãos. Aos 14 anos, recebeu o Batismo e a Primeira Comunhão. Completou a sua educação no Colégio São José de Fianarantsoa, onde mais tarde serviu como instrutor.

Casou-se em 10 de outubro de 1930 com Susana Soazanna. Tiveram 5 filhos. Em 1935, entrou para o grupo dos Cruzados do Coração de Jesus, entretanto, sentiu que o seu caminho de busca vocacional ainda não havia acabado. Assim, encontrou a Ordem Terceira de São Francisco.

Ao longo de sua vida, esforçou-se por servir a Deus segundo os preceitos do Evangelho. Suas orações frequentes, jejuns, sua forma austera de se vestir causou a incompreensão de muitas pessoas, até mesmo em seu próprio ambiente familiar e entre os seus amigos.

Em 1947, no contexto do processo de independência de Madagascar, ocorreram diversas revoltas violentas na ilha. Em muitas cidades de Madagascar foram registrados massacres por motivos políticos e religiosos. O fato de ter recusado a se posicionar politicamente lhe causou sérios problemas. Finalmente, no dia 17 de abril daquele ano, ele foi detido em sua casa e decapitado.

Alessandro Nottegar nasceu em Verona, Itália, em 1943. Depois de alguns anos de estudo e discernimento vocacional no Colégio dos Servos de Maria, concluiu que não tinha vocação para o sacerdócio, mas ao matrimônio. Queria servir a Deus com a sua família e compartilhar com os outros o dom que havia recebido.

Em 1971, casou-se com Luisa, com quem teve três filhos. Em 1977, concluiu seus estudos de medicina e se mudou com a família para o Brasil, onde viveram durante quatro anos a serviço dos doentes, pobres e leprosos.

Depois desses 4 anos de missão, a família voltou para a Itália e Alessandro Nottegar começou a trabalhar no hospital de São Bonifácio, em Verona. Na Itália, sentiu novamente o chamado vocacional e, depois de um longo período de meditação, vendeu alguns terrenos que herdou do seu pai e fundou a Comunidade Regina Pacis, em 15 de agosto de 1986.

Pouco depois, porém, faleceu de um ataque cardíaco em 19 de setembro de 1986. A sua esposa, Luisa, assumiu então a responsabilidade de promover a nova Comunidade fundada apenas alguns meses antes.

Confira também: