A Sala Stampa da Santa Sé informou que o Papa Francisco escreveu dois motu proprio referidos à reforma do processo a seguir nas causas de nulidade matrimonial, que serão divulgados nesta terça-feira 8 de setembro em conferência de imprensa. 

Os textos levam por título Mitis Iudex Dominus Iesus e Mitis et misericors Iesus e serão apresentados por cinco membros da Comissão Especial para a reforma do processo matrimonial católico –criada pelo Papa– e pertencentes aos três principais tribunais da Santa Sé.

Os dois motu proprio modificarão o Código de Direito Canônico e o Código dos Cânons das Igrejas Orientais, respectivamente.

Os membros da Comissão Especial para a reforma do processo matrimonial católico que explicarão os documentos são: o decano da Rota Romana, Dom Pio Veto Pinto; e o Cardeal Francesco Cocopalmerio, Presidente do Pontifício Conselho dos Textos Legislativos.

Os outros participantes serão o exarca apostólico de Atenas para os católicos gregos de rito bizantino; Dimitrios Salachas; Mons. Luis Ladaria Ferrer, Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé; Mons. Alejandro W. Bunge, Prelado auditor da Rota Romana; e o Pe. Nikolaus Schoch, Promotor de Justiça Substituto do Supremo Tribunal da Assinatura