O Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 divulgou nesta manhã, 27 de junho, em coletiva, a relação de artistas que irão se apresentar nos atos centrais da Jornada. Grandes nomes como: Padre Fabio de Melo, Luan Santana, Padre Marcelo Rossi, Rosa de Saron e também cantores internacionais, Matt Maher, Gen Rossi, entre outros.

Os atos centrais em Copacabana começam no dia 23 de junho com a missa presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani Tempesta e uma cerimonia de boas vindas aos peregrinos de todas as partes do mundo. No palco, serão acolhidos a Cruz e o ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ, que já percorreram todo o país. Segundo o diretor Maurício Tavares será um momento de muita emoção aos participantes, com shows da Comunidade Shalom e de artistas internacionais.

No dia 25 de junho, quinta-feira, o Papa Francisco será recebido com um show do Padre Fabio de Melo e pela cantora Fafá de Belém. Jovens com as bandeiras de todos os países saudarão o Santo Padre e um mini espetáculo apresentará as belezas e a religiosidade brasileira. Este dia também terá apresentações das bandas Anjos de Resgate e Banda Dominus.

A Via Sacra, que acontecerá no dia 26 de julho, terá a participação de 280 voluntários, 14 estações espalhadas pela Avenida Atlântica e grandes atores brasileiros interpretando as passagens bíblicas, Ana Maria Braga, Murilo Rosa, Eriberto Leão, Livian Aragão já foram confirmados e também a atriz Cassia Kiss, que fará o papel de Maria. Ulysses Cruz, diretor da Via Sacra da JMJ Rio2013, revelou que o conceito é o jovem solidário que foi Jesus, fazendo relação entre o sofrimento de Cristo e o jovem de hoje. "A inspiração é da arte contemporânea porque o diálogo é com o jovem", contou.

No sábado, em Guaratiba, dia da vigília com o Papa Francisco, o palco terá a presença da banda Dominus, orquestra JMJ, Padre Marcelo Rossi, a banda internacional Gen Rosso (que fará apresentação com dependentes químicos), Matt Maher e o cantor Luan Santana, que participará de um ato artístico, cantando musicas católicas.

No último dia da Jornada, a programação começa com um show de preparação para a missa de envio com os padres cantores e depois a gravação de um flash mob (espera-se que seja o maior flash mob já feito no mundo, com dois milhões de pessoas). O evento será encerrado com shows da banda Rosa de Saron e banda Dominus.