O Pontifício Conselho para a Família anunciou que sua próxima 19° assembléia plenária que se realizará de 8 a 10 de fevereiro terá como tema central o estado dos direitos das crianças no mundo.

Na abertura dos trabalhos estará o Presidente do dicastério, Cardeal Ennio Antonelli, quem dará a conhecer as atividades do Pontifício Conselho logo do Encontro Mundial de Famílias realizado no México. Em seguida se examinará uma proposta de vademecum para a preparação do matrimônio com uma apresentação do Dom Jean Lafitte e Dom Carlos Simón Vázquez, Secretário e Subsecretário do dicastério, respectivamente.

Em 9 de fevereiro se dedicará por completo a tratar o tema dos direitos da infância com um total de seis intervenções, iniciadas pelo Pe. Gianfranco Grieco, e com a participação do Observador Permanente da Santa Sé perante a ONU, Dom Silvano Tomasi, quem fará um balanço da atuação no mundo no marco da Convenção Internacional da ONU.

Entre outros temas, também se tratará as "violações dos direitos dos menores à luz da Convenção", o rol das organizações não governamentais no sistema da ONU. Também haverá uma reflexão histórico-filosófica dos direitos dos pais e das crianças.

A plenária terminará com uma mesa redonda sobre o tema das relações entre a família e as crianças, depois do qual o Cardeal Antonelli apresentará as conclusões da plenária.