O Papa Francisco nomeou nesta quinta-feira, 15 de março, Dom Manuel da Silva Rodrigues Linda como novo Bispo da Diocese do Porto, em Portugal, onde sucederá Dom António Francisco dos Santos, falecido a 11 de setembro de 2017.

O novo Bispo do Porto nasceu em 15 de abriu de 1956, na Freguesia de Paus, Diocese de Lamego, e até então era responsável pelo Ordinariato Castrense em Portugal.

O Prelado frequentou o Seminário de Lamego para os estudos teológicos. É licenciado em Humanidades, pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, e em Teologia, pela Faculdade de Teologia do Porto, da mesma Universidade

Obteve a licenciatura canônica em Teologia, pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, e o doutorado em Teologia, especialidade de Teologia Moral, pela Universidad Pontifícia Comillas, em Madri, com a tese ‘Andragogia política em Dom António Ferreira Gomes’, Bispo do Porto.

Foi ordenado sacerdote em 10 de junho de 1981, incardinado na Diocese de Vila Real, tendo servido como pároco, assistente da Ação Católica, docente no Seminário, membro da Comissão Diocesana “Projeto Vida”, reitor do Seminário e diretor do Centro Católico de Cultura da diocese, vigário episcopal para a cultura.

Em 27 de junho de 2009, foi nomeado Bispo Auxiliar de Braga e recebeu a ordenação episcopal no dia 20 de setembro do mesmo ano. Seu lema episcopal é “Sede alegres na esperança”.

O Papa Francisco o nomeou Ordinário Castrense em 10 de outubro de 2013, função na qual serviu até o momento.