Padre Algacir Munhak, superior da Região Sul-Americana Nossa Senhora Mãe dos Migrantes dos Missionários de São Carlos, é o novo bispo da diocese de São Miguel Paulista (SP). Ele sucede dom Manuel Parrado Carral, que teve seu pedido de renúncia por idade aceito pelo papa Francisco.

A diocese de São Miguel Paulista está situada no extremo leste da cidade de São Paulo. Seu território foi desmembrado da arquidiocese de São Paulo em 1989. Segundo o site da diocese, trata-se da “menor diocese territorial do Brasil, com aproximadamente 200 km²”, mas população de 3 milhões de habitantes.

“Nossa Diocese é formada por diferentes realidades pastorais, com uma riqueza de tradições, de história e de intenso trabalho de evangelização. Em nossa ação apostólica, como discípulos missionários, queremos seguir a Jesus Caminho, Verdade e Vida, na proximidade e solidariedade com os que mais sofrem. São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora da Penha nos indiquem o caminho do discipulado e do anúncio do Evangelho de Jesus”, disse o bispo eleito em mensagem à diocese paulista.

O novo bispo de São Miguel Paulista, padre Algacir Munhak, nasceu em 19 de abril de 1966, em Cascavel (PR). Em dezembro de 1979, fez o estágio vocacional em São Miguel do Iguaçu (PR). No ano seguinte, entrou no Seminário São Rafael, em Casca (RS), na Congregação dos Missionários de São Carlos, os scalabrinianos. Professou seus votos perpétuos na congregação em 4 de novembro de 1995 e foi ordenado sacerdote em 17 de agosto de 1996.

Estudou Filosofia no Instituto Superior de Filosofia Berthier, em Passo Fundo (RS), e Teologia na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma. Tem mestrado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Como padre, foi capelão da comunidade brasileira de Roma, de 1996 a 1998. De volta ao Brasil, diretor espiritual no Seminário de Sarandi (RS), em 1998, e no Seminário de Filosofia em Passo Fundo, em 1999; promotor vocacional; reitor do Seminário Propedêutico de Porto Alegre (RS), em 2000 e 2001, do Seminário de Passo Fundo, de 2001 a 2005, e do Seminário Nossa Senhora de Caacupé de Ciudad del Est, Paraguai, em 2005 e 2006; vice-presidente do Instituto Católico Chileno de Migração (INCAMI) e vigário paroquial de Nuestra Señora de Pompeya, em Santiago, Chile, de 2006 a 2010. Também foi membro da seção da Pastoral da Mobilidade Humana do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM). Posteriormente, foi Superior Provincial de San José, com sede em Buenos Aires, Argentina, de 2010 a 2013.

Em 2013, houve a unificação das províncias acalabrinianas do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Peru na Região Sul Americana Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, com sede em Porto Alegre. Padre Munhak foi tesoureiro, de 2013 a 2019. Em 1º de junho de 2019, foi eleito superior dessa região por um triênio, sendo reeleito em 1º de junho de 2022.

O agora bispo emérito de São Miguel Paulista, dom Manuel Parrado Cabral, nasceu em 29 de setembro de 1946, em Santiso, Espanha. Foi ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 1972, em Santo André (SP). Em 3 de janeiro de 2001, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP), tendo recebido a ordenação episcopal em 10 de março de 2001.

Em 2006, quando o então arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes, foi nomeado para para a Congregação para o Clero, em Roma, dom Manuel foi designado pela Santa Sé como administrador apostólico da arquidiocese de São Paulo. Em 2007, foi eleito para o Conselho Econômico do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No mesmo ano, dom Odilo Pedro Scherer deixou a função de secretário-geral da CNBB e o serviço como auxiliar e foi nomeado arcebispo de São Paulo.

No ano seguinte, dom Manuel foi nomeado bispo diocesano de São Miguel Paulista (SP), função que exerceu até hoje.

Confira também: