A Diocese de Hong Kong anunciou que celebrará mais uma vez missas com a presença de fiéis a partir deste mês de outubro, depois que o governo local flexibilizou as medidas de distanciamento social ao registrar uma diminuição nas infecções por COVID-19.

Após meses de confinamento social rigoroso, o Governo de Hong Kong decidiu em 29 de setembro suspender a proibição da realização de “reuniões de grupo”, incluindo reuniões religiosas e esportivas, após registrar uma diminuição nos casos de pessoas infectadas com COVID-19.

Até o momento, em Hong Kong, há 5.080 casos positivos de COVID-19 e 105 mortos, e desde 15 de setembro nenhum novo infectado com o vírus foi registrado no território.

Diante da nova disposição governamental que entrará em vigor no dia 2 de outubro, o Administrador Apostólico de Hong Kong, Cardeal John Tong Hon, enviou um comunicado aos sacerdotes indicando que a partir desse dia as Missas de dia de semana e de domingo serão retomadas nas igrejas com a presença do público.

Segundo a disposição eclesial, os fiéis poderão participar da Missa durante a semana a partir da primeira sexta-feira de outubro e à Eucaristia dominical a partir do domingo, 4. Além disso, aqueles que participarem da Missa poderão receber a Sagrada Comunhão.

O Cardeal Tong indicou algumas disposições que estão de acordo com o decreto do governo. Entre elas, indicou que a capacidade do templo será reduzida à metade, ao entrar no templo os fiéis deverão medir a temperatura corporal, desinfetar as mãos e usar máscaras.

A Diocese também indicou que os fiéis podem participar da Eucaristia nos dias de semana, substituindo assim a participação dominical, e aqueles que estiverem preocupados em se contagiar caso participem da Missa dominical, podem continuar participando da Eucaristia virtualmente, recebendo a Comunhão espiritual e praticando atos de devoção como ler a Bíblia, entre outros.

De acordo com Asia News, devido à redução do número de participantes nas igrejas e ao cumprimento do distanciamento social, a diocese recomendou também que as paróquias acrescentassem uma ou duas Missas em horários regulares para que os fiéis pudessem participar das celebrações.

De acordo com os regulamentos do Governo de Hong Kong, até 8 de outubro, os cidadãos devem continuar usando máscara em locais públicos e respeitar o distanciamento social nos restaurantes. Além disso, reuniões de mais de quatro pessoas ainda são proibidas.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: