O cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, membro do clero da arquidiocese de Mariana, é o novo bispo de Colatina (ES) nomeado hoje, 27 de outubro, pelo papa Francisco. A diocese de Colatina estava vacante desde janeiro deste ano, quando o então bispo, dom Wladimir Lopes Dias foi transferido para a diocese de Lorena (SP).

O cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa é pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), e diretor executivo da Fundação Cultural e Educacional da arquidiocese de Mariana (Fundarq). Também atuou como postulador da fase diocesana da causa de beatificação e canonização do servo de Deus dom Luciano Mendes de Almeida.

“Vislumbramos um profícuo ministério no episcopado ao ver sua atuação como presbítero na Arquidiocese de Mariana. Sua larga experiência como colaborador das primeiras horas aos arcebispos e na formação dos seminaristas nos indicam sinais de comunhão e compromisso eclesial. Já a função de postulador da causa de beatificação de nosso irmão e ex-presidente dom Luciano Mendes de Almeida, para além da convivência que teve com ele, revela uma privilegiada fonte de inspiração para um ministério episcopal encarnado como serviço de evangelização e compromisso com os mais pobres”, afirmou a presidência da CNBB em uma saudação ao bispo nomeado.

O anúncio da nomeação de cônego Lauro Barbosa como bispo de Colatina foi feito na manhã de hoje, durante missa na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, presidida pelo arcebispo de Mariana, dom Airton José dos Santos. Na ocasião, ele afirmou que, com a nomeação de cônego Lauro, a arquidiocese de Mariana já deu para a Igreja no Brasil cinco bispos nos últimos oito anos: dom José Eudes Nascimento, bispo de São João Del-Rei (MG); dom Geovane Luís da Silva, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG); dom Walter Jorge Pinto, da diocese de União da Vitória (PR); e dom Valter Magno de Carvalho, bispo auxiliar de Salvador (BA). “Essa é uma alegria para todos nós, significa que nossa igreja particular de Mariana produz muitos frutos. Eu, com três anos e meio aqui, ordenei dois bispos e, com a graça de Deus, irei ordenar o terceiro bispo daqui, saído de Mariana para a Igreja no Brasil”, disse dom Airton.

O cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa nasceu em 29 de abril de 1959, em Ouro Preto (MG). É licenciado em História e bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estudou Teologia no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus no Brasil, em Belo Horizonte. Possui mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 2 de setembro de 1995, incardinado na arquidiocese de Mariana, onde atuou como diretor de estudos no Instituto de Filosofia, de 1994 a 1998, e de Teologia, de 2002 a 2005; vigário paroquial do Sagrado Coração de Jesus, em Mariana, entre 1995 e 1999 e de 2001 a 2012); diretor da Escola Diaconal São Lourenço, de 2005 a 2014; reitor do Seminário Arquidiocesano de Mariana, de 2006 a 2014; assessor do Conselho Arquidiocesano dos Leigos, entre 2002 e 2012; vigário episcopal da Região Pastoral Leste, de 2016 a 2019; membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral, do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, do Conselho Arquidiocesano de Assuntos Econômicos e do Conselho Curatorial da Fundação Marianense de Educação. Além disso, foi presidente da Organização de Seminários e Institutos do Brasil do Regional Leste 2 da CNBB, de 2007 a 2011, e integrou a comissão de assessores da CNBB no processo de elaboração e redação das atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019 – 2023).

Confira também: