Respondendo aos rumores sobre uma possível reabertura do túmulo do beato Carlo Acutis para veneração pública, a diocese de Assis, na Itália, publicou um comunicado aclarando que “até o momento não está prevista nenhuma reabertura do túmulo”.

Em comunicado publicado pela diocese nesta quinta-feira, 15 de julho, o Santuário da Espoliação disse que a “abertura, anunciada no ano passado, ainda está sendo programada e será realizada logo que for possível, para que a o corpo do beato seja visto permanente”.

“Em um primeiro momento, existiu a ideia de que fosse realizada no próximo mês de agosto. Mas as circunstâncias ligadas à pandemia na Itália e no mundo fizeram com que o bispo, dom Domenico Sorrentino, esperasse um momento mais conveniente”.

“Este adiamento ajuda a lembrar que, embora a contemplação dos restos mortais de santos e beatos possa ser promovida, como uma antiga prática da Igreja, a devoção não está ligada a esses aspectos sensíveis”, porque “a missão dos santos e beatos, no nosso caso São Francisco e o beato Carlo, não é a de apontar para si mesmos, mas sim conduzir-nos a Jesus”, explicou o texto.

A diocese convidou “os fiéis que se irão ao túmulo do beato a que, neste período, respeitem rigorosamente todas as normas de segurança e intensifiquem a oração por tantos que, no mundo, ainda estão atravessando situações difíceis”.

No comunicado, a diocese também publicou algumas demonstrações de agradecimento e pedidos de oração que alguns fiéis deixam diariamente, através das redes sociais, ou que são enviadas diretamente à diocese de Assis ou ao Santuário da Espoliação.

Um dos pedidos foi “receber uma relíquia do dulcíssimo Carlo para dar à minha filha Silvia por um problema de saúde e para que ela possa ter um filho. Ela tem a mesma idade do Carlo. Se for possível, façam uma oração por ela diante do túmulo do beato. Infinitamente agradecidos”.

“Bom dia, esta manhã fiz uma mamografia. Estou à espera de sucesso, peço-vos que rezeis também por mim. Um abraço sincero. Obrigado, Carlo Acutis”, diz outro pedido de oração.

Carlo Acutis, adolescente italiano que morreu aos 15 anos, vítima da leucemia, é conhecido como o “Ciberapóstolo da Eucaristia”, foi beatificado em 10 de outubro de 2020, em Assis.

Na época da sua beatificação, a visita dos fiéis ao túmulo para veneração foi permitida. Ao todo, mais de 41 mil pessoas foram ao Santuário da Espoliação entre os dias 1 e 19 de outubro. Um vidro permitia a visibilidade do corpo intacto de Carlo Acutis. Os peregrinos puderam ver o beato vestido com calça jeans e tênis da marca Nike.

Confira também: