Dom Armando Esteves Domingues foi nomeado hoje bispo de Angra, em Portugal. Até então, ele era bispo auxiliar do Porto. Em mensagem à sua nova diocese, o bispo afirmou que não tem “um plano preconcebido”, mas que vai se inserir “no caminho que a diocese está a fazer, tanto no percurso sinodal da diocese em comunhão com toda a Igreja, como na corrida, em passo apressado e próprio dos jovens, para a próxima JMJ Lisboa 2023”.

“Criaremos o ambiente para escutarmos o que o Espírito Santo nos tem a dizer. Caminhada sinodal e Jornada Mundial da Juventude sei que são já duas grandes prioridades da diocese”, declarou.

Em sua mensagem, dom Armando Domingues destaca que sua nomeação se dá em “uma data providencial: ocorre na celebração dos 488 anos desta histórica diocese”. A diocese de Angra foi criada em novembro de 1534 pelo papa Paulo III, através da bula Aequum Reputamus. Estava vacante desde setembro de 2021, quando seu então bispo, dom João Lavrador, foi transferido para Viana do Castelo.

Ao saudar a sua nova diocese, dom Armando Domingues deixou uma “palavra de esperança”. “Que na diocese de Angra possamos caminhar juntos, sempre com um olhar de esperança. Como não conheço a diocese, o primeiro desafio será conhecer-vos e dar-me a conhecer. Não se caminha com quem não se conhece”, disse.

“Angra é já para mim a mais bonita de todas as dioceses do mundo, pela sua natureza de uma beleza ímpar, mas também pelas pessoas, porque já são ‘minha gente’, ‘minha família’! Teremos tempo para nos conhecermos melhor”, completou.

Dom Armando Esteves Domingues nasceu em 10 de março de 1957, em Oleiros, diocese de Portalegre-Castelo Branco. Frequentou o seminário diocesano de Viseu e foi ordenado sacerdote em 13 de janeiro de 1982, incardinado na mesma diocese. 

Atuou como pároco em diversas paróquias, capelão militar da Força Aérea, professor de Educação Moral e Religiosa Católica, ecônomo diocesano, assistente regional do Corpo Nacional de Escutas, do Movimento de Educadores Católicos e do Movimento Equipes de Nossa Senhora.

Em 27 de outubro de 2018, foi nomeado bispo auxiliar do Porto, tendo recebido a ordenação episcopal em 16 de dezembro de 2018.

Na conferência Episcopal Portuguesa (CEP), dom Armando Domingues preside a comissão Missão e Nova Evangelização.

Confira também: