Entre 26 e 31 de julho de 2023, 17 dioceses portuguesas vão acolher jovens de todo o mundo durante os “Dias nas Dioceses”. O evento antecederá a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa como “um caminho de preparação para os peregrinos e para as comunidades anfitriãs”, disseram os organizadores.

“Os jovens vão ter uma experiência eclesial de partilha de fé, do ser Igreja nas comunidades de acolhimento nos dias anteriores à JMJ Lisboa”, afirmou o comitê organizador da jornada.

Os “Dias nas Dioceses” acontecerão nas dioceses de Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamengo, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. As dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal não participarão desses dias, pois vão acolher os jovens durante a JMJ Lisboa 2023, de 1º a 6 de agosto.

Segundo os organizadores, durante esses dias, os participantes “vão conhecer a Igreja local, com as suas especificidades, as pessoas e a região”. O programa dos “Dias nas Dioceses” está sendo preparado com base em cinco pilares: acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio.

“As dioceses vão oferecer a sua identidade religiosa e cultural, através de uma proposta criativa da sua realidade. Os movimentos juvenis, como parte da Igreja e das dinâmicas diocesanas, também são chamados a estar presentes e a dar o seu contributo, nesta experiência de acolhimento e partilha”, afirmou a organização.

Durante os “Dias nas Dioceses”, os jovens ficarão alojados “preferencialmente” em casas de famílias nas paróquias e em instalações públicas.

Confira também: