A Comissão Episcopal do Laicado e Família do episcopado portugueses assinalou em uma mensagem que “um homem que ama o seu filho como um bom Pai, é um homem parecido com Deus” e convidou a seguir o exemplo de São José.

Nesta terça-feira, 19 de março, ao celebrar a Solenidade de São José, diversos países comemoram também o Dia do Pai, entre os quais Portugal. Por esta razão, os bispos portugueses publicaram a mensagem aos pais.

No texto, destacam que esta data “é uma oportunidade para valorizarmos a vida, a missão, a responsabilidade e a maturidade do amor de um pai”. “Todo o homem que teve a graça de ser pai com consciência e responsabilidade, atingiu um patamar de maturidade do Amor”, afirmam.

Nesse sentido, explicam que em sua vida, o homem possui diferentes experiências de amor, iniciando pelo filial, seguido pelo fraternal e, posteriormente, para o homem casado, o amor esponsal.

A quarta experiência que os bispos indicam é “a de ser pai de uma criança”, ou seja, “o amor paternal”, a qual afirmam ser “a experiência mais madura do amor humano”.

“É nesta maturidade da vida em amor, em que nenhuma das experiências abafa a anterior, antes as valoriza, que um homem alarga o seu coração e se aperfeiçoa. Já não pensa somente em si mesmo, pensa no plural, pensa nos filhos e na esposa e tudo o que faz de trabalho tem em vista o bem comum daqueles que ocupam lugar especial no seu coração”, ressaltam.

Entretanto, os bispos lamentam que esta experiência de pai seja contrariada por alguns que chegam até mesmo à prática de “violência doméstica” ou abandono. “Tudo isto revela quanto é necessário continuar a promover a formação humana, o respeito pelos nossos semelhantes e o bem comum de todas as pessoas”, defendem.

Nesse sentido, sublinham a importância de seguir o exemplo de São José: “da dedicação a um trabalho, assumindo a sua responsabilidade familiar e realizando-se como profissional e homem digno reconhecido no seu meio social”.

Além disso, recordam que “São José foi um amigo de Deus”, o qual “aceitou o desafio da vida numa resposta generosa à vontade de Deus, expressando com simplicidade a grandeza da Fé dos grandes patriarcas, traduzida em luz interior, discernimento, confiança e coragem para enfrentar situações injustas e difíceis”.

Desse modo, os bispos afirmam que a mensagem por este dia busca “valorizar os pais”, “incentivá-los à maior generosidade que um bom pai pode ter, a fazer da missão de esposo e de pai a feliz experiência do amor que realiza e dá sentido à vida”.

Confira também: