No próximo dia 6 de agosto a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) promove o sétimo Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos chamando atenção, neste ano, para o crescente número de sequestros. Segundo a diretora de projetos da ACN Internacional, Regina Lynch, os sequestros estão sendo usados por radicais islâmicos e grupos criminosos como “arma e meio de pressão”.

“Infelizmente, estamos descobrindo que sequestros, especialmente de padres e religiosas, tornaram-se uma arma e um meio de pressão em vários países”, disse Lynch. Segundo ela, uma trilha de sequestros se estende do Mali à Nigéria, até o Congo e segue além. “Muitos padres e religiosas desaparecem por anos. Outros membros da igreja não sobrevivem aos sequestros. Os sequestradores alcançam seu objetivo: aumentar o medo e o terror entre a população. Esta é uma situação preocupante”, afirmou.

A Fundação ACN cita dois casos ocorridos na África. O padre León Douyon ficou 22 dias no cativeiro no Mali. Ele foi sequestrado em 21 de junho junto com quatro de seus paroquianos. Poucas horas depois, os outros reféns foram libertados, mas o sacerdote continuou com os sequestradores. Padre Douyon foi libertado em 13 de julho. "Tudo é obra da graça de Deus. Desde aquele dia vocês criaram uma corrente de oração. Cada um de vocês, por meio do rosário e outras orações, chamou a Deus, nosso libertador”, disse o sacerdote em mensagem enviada à ACN. “Eu estava perdido e fui encontrado. Eu estava morto e estou vivo novamente”, afirmou.

Outro caso foi o da irmã Francine, sequestrada no dia 8 de julho, na República Democrática do Congo, quando ia ao mercado de Goma. Pouco tempo depois, os sequestradores entraram em contato com representantes da igreja local. A religiosa ficou uma semana em cativeiro. Agora, segundo ACN, ela está fisicamente ilesa, mas traumatizada.

Segundo a ACN, atualmente, 67% da população mundial vive em países com graves violações da liberdade religiosa e os cristãos são os que mais sofrem as privações deste direito fundamental. Por isso, com apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a fundação pontifícia convida as paróquias de todo o país a participarem do Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos.

“Rezar é dizer que nos importamos e que estamos ao lado dos irmãos que pagam um alto preço por acreditarem em Jesus. Será realmente muito bom rezarmos pelos cristãos perseguidos; quem sabe a oração do terço ou até mesmo pedir que cada um de nossos familiares e amigos se lembrem em suas orações desses nossos irmãos que são perseguidos por serem cristãos”, disse frei Rogério Lima, assistente eclesiástico da ACN Brasil.

No dia 6 de agosto, frei Rogério irá celebrar a missa às 15h e rezará o terço às 18h, com transmissão pelo Youtube e Facebook da ACN Brasil.

Confira também: