O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, assegurou que "o bem da pessoa e da sociedade está intimamente vinculado à boa saúde da família", por isso a Igreja "está comprometida em defender e promover a dignidade natural e o excelso valor do matrimônio e da família".

Na Missa dominical, onde também se celebrou o Dia da Família no México, o Cardeal assinalou que "descobrimos com tristeza que em uma sociedade de tanta comunicação, o isolamento e o individualismo podem ser enfermidades terríveis na vida familiar".

"Em vez de viver conectados entre nós vivemos conectados aos aparelhos que a tecnologia nos oferece e em vez de ter o coração aberto à comunicação com outros o temos bloqueado, como saturado, por tantas coisas que nos afastam das pessoas que deveríamos amar", demarcou.

Perante esta situação, o Cardeal Rivera convidou aos fiéis a "refletir sobre as trevas que podem estar presentes nos nossos lares para nos esforçar em erradicá-las" e adicionou que embora os estudiosos da família "dão técnicas para melhorar as relações intra-familiares", há "uma área onde ninguém chega".

"É o campo do pecado, quando a família se vê tocada pelo pecado, não basta com um bom terapeuta ou um livro de superação pessoal. Faz falta a presença de Jesus Cristo em meio da família para sair adiante", afirmou.

Depois de indicar que o pecado é o egoísmo, a prepotência, a falta de caridade e de respeito entre os maridos, a negligência na transmissão da fé e dos valores cristãos dos pais aos filhos, o Cardeal recordou que "os esposos cristãos têm o sacramento do matrimônio, que com a presença do Senhor em meio de sua relação, pode vencer o pecado e o mal que pela fragilidade humana se faz presente no lar".

Também o Bispo de Mexicali, Dom José Isidro Guerrero Macías, expressou preocupação pela segurança da família e pediu aos legisladores que proponham leis a favor da família pois nela as pessoas "experimentam o amor de Deus, já que não existe outro amor mais tenro e forte que o dos pais aos filhos e dos filhos aos pais".

Por sua parte o Arcebispo de Tijuana, Dom Rafael Romo Muñoz, indicou que para a Igreja a família é uma das prioridades que se têm no trabalho pastoral e indicou que quando algumas delas se desintegra é por "falhas que envolvem a toda a sociedade".

"A família é o máximo valor, mas por interesses se distorce"; devemos "respeitá-la, benzê-la, promovê-la e defendê-la", demarcou.