Diante da atitude do Governo argentino contra "a dignidade episcopal" do Bispo Militar, Dom Antonio Baseotto, 36 instituições defensoras da vida emitiram um comunicado respaldando o trabalho do Prelado por proteger o mais fundamental "dos direitos humanos".

O texto destaca as qualidades do Prelado argentino, quem é atacado pelo governo do Néstor Kirchner desde que se pronunciasse contra as intenções do Ministro da Saúde, Ginés González García, de promover o aborto e a anticoncepção como políticas de Estado.

Os organismos pró-vida indicam que respaldam ao Dom. Baseotto em suas advertências de que o aborto provocado "é e será um homicídio" assim se faça "clandestinamente ou com um fármaco autorizado". Além disso, recordaram que esta prática se opõe às leis de Deus e à Constituição argentina.

Do mesmo modo, adicionaram que se aderem ao Prelado porque, entre outras razões, assinalou que "o Estado não tem direito a intervir no seio da família substituindo aos pais na formação moral de seus filhos"; e recordaram que o AIDS se combate com uma educação apoiada na fidelidade e a castidade, e não repartindo preservativos em campanhas que fracassaram mundialmente.

O texto também resgata o trabalho do Dom. Baseotto na Añatuya, onde se preocupou com "os mais pobres e indefesos".

"Este homem de Deus, ao proclamar a verdade, expôs-se mansamente à perseguição que está sofrendo", assinala o texto, refiriendo que a menção que o Prelado faz do Evangelho sobre "a gravidade de escandalizar aos mais pequenos", foi tirada de contexto.

Finalmente, depois de assinalar que Dom Baseotto foi "injustamente caluniado e limitado" de pregar como Bispo Militar, os organismos pró-vida exortam aos paroquianos a empreender "uma ação de esclarecimento, dentro da ordem e a lei", para proteger à família, "hoje cercada de tão graves ameaças".

Entre as 36 instituições que mostraram sua adesão ao Dom. Antonio Baseotto, encontram-se Vida Humana Internacional, Fundação Family of the Americas, Associação Evangelium Vitae da Argentina (Eva), Argentina Jovem, Associação Portal de Presépio, Associação Pro-vida, Centro de Investigações da Problemática Familiar, Centro de Planejamento Natural da Família, União Intercontinental de Amas de Casa, entre outros.