O Bispo de Querétaro, Dom Mario de Gasperín y Gasperín, assegurou que "Deus nos tem feito dois presentes preciosos: a família e a Igreja, presente na paróquia", em sua homilia pela Missa em que celebrou suas bodas de prata de ordenação episcopal.

Depois de destacar que a família e a Igreja são "centros de evangelização" aonde o "Povo de Deus na história vai crescendo em graça e santidade", o Prelado indicou que "Jesus, Maria e José" são "o modelo de nossa família caseira e doméstica, e ao mesmo tempo de nossa família paroquial".

Em seguida destacou que todos necessitamos "uma mãe e um pai que nos acolham", "irmãos com quem compartilhar a vida e o amor" e "os avós, os primos e os tios". Assim "a vida humana se vai enriquecendo", "o amor se compartilha e fortalece" e se supera "o egoísmo e solidão", demarcou.

Mas em "muitos médios oficiais e na televisão se ataca a família, sobre tudo a numerosa", afirmou Dom Gasperín e acrescentou que "não é família nem conservadora nem burguesa, nem retrógrada, nem patriarcal nem passada de moda, como dizem" mas sim "modelo idealizado por Deus para que o homem cresça e se desenvolva com normalidade".

"Tomem cuidado, porque este é o modelo de família que rechaça a cultura moderna, a televisão, as telenovelas e numerosos programas públicos, e inventam outras uniões contrárias ao plano de Deus. Tão pouco é certo que a família pequena vive melhor; vive melhor a família onde reina o amor", advertiu.

Ao referir-se à paróquia, o Bispo de Querétaro assinalou que "é a Igreja que chega até as casas dos fiéis e se manifesta quando as famílias se reúnem na Casa de Deus, no templo paroquial" e acrescentou que "nenhuma assembléia de sindicato ou de partido se reza o Pai Nosso nem se dão a paz. Tudo isto, entretanto, vivemo-lo e expressamos na Missa do domingo" por isso "que nenhuma família falte à Missa dominical".

Sintam "a paróquia como a sua própria casa" ela é "a escola de santificação e de comunhão, quer dizer, de fraternidade", alentou o Prelado mexicano.

"Deus nos criou para a felicidade, para a vida, para levar uma vida digna e em paz. Para isso criou o matrimônio e a família, e para nos ajudar nos deixou a Igreja que encontramos na porta de nossas casas mediante a Paróquia", lugar "onde todos, especialmente os pobres, devem-se sentir como em sua casa, onde a ninguém falte o indispensável para uma vida digna" concluiu.