No dia em que completa o sexto mês de ter sido eleito à sucessão do Apóstolo Pedro, o Papa Bento XVI assinalou nesta quarta-feira, ao comentar o Salmo 129 durante a tradicional audiência geral, que Deus é um Pai amoroso, mais do que uma autoridade que castiga.

Ao comentar este Salmo conhecido como "De Profundis" ("Das profundezas a ti grito Senhor"), o Santo Padre o descreveu como "um dos mais célebres e amados na tradição cristã".

O Salmo, "é acima de tudo um canto à misericórdia divina e à reconciliação entre o pecador e o Senhor. abre-se com uma voz que sobe das profundidades do mal e da culpa".

Comentando os versículos "Se levar em conta as culpas, Senhor, quem poderá resistir? Mas em Ti está o perdão e assim mantivemos teu temor", Bento XVI observou que era "significativo que o temor, uma atitude onde se mesclam o respeito e o amor, não seja o castigo, mas o perdão. Mais do que a cólera de Deus, em nós deve provocar um santo temor sua magnanimidade generosa e desarmante. Deus, pois, não é um soberano inexorável que condena o culpado, mas um pai amoroso a qum devemos amar por sua bondade sempre disposta a perdoar".

Bento XVI explicou que na segunda parte do salmo, "florescem no coração do salmista arrependido a espera, a esperança e a certeza de que Deus pronunciará palavras de liberação e apagará o pecado", enquanto na terceira, "a salvação pessoal implorada pelo orante se estende a toda a comunidade" e "se enraíza na fé histórica do povo da aliança, redimido pelo Senhor não só das angústias da opressão egípcia mas também de todas suas culpas".

Desse modo, seguiu o Santo Padre, em um de seus mais belos comentários aos salmos, "a súplica do salmista arranca do mundo escuro do pecado e se eleva até o horizonte luminoso no qual se manifestam ‘a misericórdia e a redenção’, duas grandes características de Deus, que é amor".

Bento XVI concluiu destacando o Salmo na tradição cristã, citando a meditação de Santo Ambrósio de Milão, que em seu tratado sobre a Penitência escreve: "Ninguém perca a confiança, ninguém se desespere para as divinas recompensas, embora remoam pecados antigos. Deus sabe mudar de parecer, se tu souberes emendar a culpa".