Uma capela dedicada a são Maximiliano Kolbe, construída pelos próprios detentos num presídio de Catamarca, Argentina, foi abençoada na segunda-feira, 23 de novembro.

São Maximiliano Kolbe foi um padre polonês que deu sua vida para salvar um pai condenado à morte no campo de concentração nazista de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial.

O bispo de Catamarca, dom Luis Urbanc, acompanhado pelo capelão, padre Dardo Olivera, abençoou a capela.

Durante a cerimônia de bênção, dom Urbanc reconheceu "o esforço, o sacrifício, o amor que os internos colocaram, porque a mão de obra é deles". Ele também agradeceu a "todos aqueles que de uma forma ou de outra colaboraram para tornar isso realidade".

“Depois de muita luta, temos este enorme templo na penitenciária, que foi feito com o sacrifício de muitos”, disse.

“Temos que continuar fortalecendo os vínculos e o trabalho gera vínculos estreitos. Construir essa casa de Deus, onde se reúnem os filhos de Deus, é muito importante dentro do serviço penitenciário”, disse. 

O bispo de Catamarca rezou a são Maximiliano para que “do céu continue animando todos os que prestam um serviço, mas sobretudo para que cada um dos detentos possa, a partir do encontro com Deus, curar as feridas do próprio coração. Que possam ir se reconciliando consigo mesmos, com a famílias, com a sociedade e que essa desejada reinserção na sociedade seja muito proveitosa”.

Para isso, disse, “é muito importante a oração, o silêncio, a meditação, a participação nos sacramentos, especialmente na eucaristia e na reconciliação, para que o Senhor possa entrar com a sua graça e curar o coração”.

Dom Urbanc também homenageou o padre Dardo que trabalhou com “entusiasmo, tenacidade e dedicação acompanhando este processo espiritual”, a partir da conformação da pastoral carcerária e da motivação para os funcionários e detentos.

“A própria comunidade paroquial vai fazendo um caminho para descobrir o que significa prestar um serviço aos irmãos privados da liberdade durante o cumprimento da pena. É importante saber que há um trabalho sério, sustentado, feito com muito amor, para que todos possam tomar consciência da importância da dimensão espiritual na vida humana; e aqui de uma forma particular”.

Confira também: