As Pontifícias Obras Missionárias (POM) apresentaram o Relatório de Atividades 2017, ano em que colocaram a disposição do Santo Padre 16,5 milhões de euros para enviar às missões.

Na coletiva de imprensa estava presente o missionário do IEME, Pe. Joan Soler, que viveu durante nove anos no Togo e destacou que “não sabe como agradecer por tudo o que me ajudaram”.

Pe. Soler afirmou que se sentiu muito acompanhado pelas POM “nos momentos difíceis”. A ajuda que foi destinada ao país africano tornou possível a construção de uma escola para 400 crianças em uma missão e oferecer bolsas de estudo para muitas delas.

Entre as crianças bolsistas em sua escola no Togo, o missionário recordou Pierre, que teve que assumir a responsabilidade na sua casa e tornar-se chefe da família aos 14 anos, precisou aprender uma profissão para seguir em frente; e também Reina, uma menina que hoje é religiosa de clausura.

O vice-diretor das POM, Pe. José Maria Calderón, destacou que a colaboração econômica continua sendo fundamental para “manter a Igreja nos territórios de missão” que não são autossuficientes e “precisam da nossa ajuda”.

Pe. Calderón sublinhou que “a Igreja nasceu para a Evangelização e se deixar de ter este sentido, morrerá”, por isso, destacou o grande trabalho que se desenvolve nas dioceses espanholas a fim de manter vivo o espírito missionário ao longo de todo o ano.

Também interveio a delegada diocesana de missões de Orense, Josefa Ledo, que afirmou que “a Delegação não é um escritório de arrecadação nem de campanhas, mas um centro de vida apaixonante a serviço da Igreja diocesana e universal”.

Além disso, sublinhou que um dos aspectos mais importantes do seu trabalho é o “acompanhamento” e o cuidado dos missionários, cujas cartas guarda como “sacramentos de vida”.

Segundo os dados que mostram o relatório de atividades das POM, mais de 250 mil pessoas participaram dos eventos organizados pelas 69 dioceses espanholas. Entre eles, 60.508 crianças participaram dos Semeadores de Estrelas e mais de 6.148 no Concurso da Infância Missionária.

Além disso, 1.890 pessoas participaram dos encontros de formação missionária propostos pelas POM.

Em relação às contribuições econômicas para os territórios de missão, em 2017 as POM colocou à disposição do Santo Padre 16 milhões e meio de euros que serão enviados no decorrer deste ano.

O Relatório menciona a respeito do dinheiro arrecadado em 2016. Indicou que destinaram às missões 15,6 milhões de euros, com os quais financiaram 1.201 projetos missionários.

O acompanhamento pessoal e dos missionários também é muito importante para as Pontifícias Obras Missionárias. Indicaram que em seus bancos de dados estão registados mais de 11.000 missionários espanhóis, os quais cuidam da comunicação e da acolhida, especialmente nas dioceses, quando voltam para as suas igrejas locais.

Durante estas visitas às suas igrejas de origem, aproveitam para comemorar o Dia do Missionário Diocesano, que em 2017 foi celebrado em 28 dioceses, com a participação de 3.273 pessoas.

Confira também: