O trabalho de limpeza das ruínas de um castelo medieval em Bossòst, na província de Lérida, na Catalunha (Espanha), provocou a descoberta de uma antiga capela dedicada à Santa Eulália.

Segundo informa a Agência Catalã de Notícias (ACN), a descoberta da capela ocorreu enquanto realizam os trabalhos de limpeza e consolidação das ruínas do castelo medieval que está localizado em Bossòst, na Catalunha (Espanha).

A capela, aparentemente de estilo pré-românico, está localizada sob a antiga fortaleza, a mais de um metro de profundidade.

Segundo a ACN, foi descoberta a base da planta, com uma abside, uma entrada e a plataforma do antigo altar. O templo seria dedicado à Santa Eulália, devoção que já indica a sua antiguidade, pois está ligada a um estabelecimento militar.

Além disso, explicam que esta descoberta pode revelar a origem do povoado de Bossòst, pois o castelo está localizado em uma área estratégica que foi um refúgio durante muito tempo.

O Munícipio iluminou o local em junho deste ano. "Agora, trabalhamos para promover, consolidar e sinalizar todo o castelo e a ermida como um dos lugares de interesse do patrimônio mais importantes de Bossòst e de Arán", assegurou à ACN o prefeito do local, Amador Marqués.

Confira também: