Após o desabamento que atingiu o Morro da Boa Esperança, em Niterói, o Arcebispo local, Dom José Francisco Rezende Dias, manifestou sua comunhão aos afetados e às famílias que perderam seus entes queridos e exortou os fiéis à solidariedade.

Na madrugada de sábado, um desabamento atingiu várias casas no Morro da Boa Esperança, no bairro de Piratininga, em Niterói, quando uma pedra rolou do alto da comunidade. O Corpo de Bombeiros realizou buscas na região durante o fim de semana e o balanço final aponta para 15 falecidos, entre os quais quatro crianças, um adolescente e dez adultos.

A tragédia destruiu sete casas e outras foram interditadas pela Defesa Civil. Mais de 20 famílias ficaram desabrigadas e foram acolhidas em uma escola da região.

Segundo o site da Arquidiocese de Niterói, equipes da prefeitura estão na Escola Municipal Portugal Neves para receber doações e o local está servindo de abrigo aos sobreviventes.

Em nota publicada após o ocorrido, o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, manifestou “nossa união com os irmãos e irmãs atingidos pelas fortes chuvas do mês de novembro, em diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro”.

“Expressamos nossa comunhão com as famílias que perderam seus entes, pertences e residências na Região de Piratininga – Vicariato Oceânico. Pedimos a Jesus Ressuscitado que seja conforto e consolo em suas vidas, e que diante desse sofrimento, continuem acreditando que a vida é bela, que vale a pena defendê-la, amá-la e valorizá-la”, acrescentou.

Além disso, convocou “todos, irmãos e irmãs da Arquidiocese de Niterói, para que rezem e com seus esforços atuem pelos desabrigados, e também promovam iniciativas nas comunidades, para que, praticando as obras de misericórdia, os sofrimentos desses nossos irmãos sejam aliviados”.

“Que esse lamentável fato em Niterói, no Ano do Leigo, possa nos aproximar mais de Deus e nos ensinar a sermos mais solidários e protagonistas do bem, como o Pai, vivendo a comunhão fraterna com os necessitados”, concluiu.

Também o Vigário Episcopal Oceânico e Pároco da Paróquia de São José, Padre Luiz Cassio Moreira, divulgou uma nota por meio da qual diz se solidarizar “com as vítimas desta tragédia na Comunidade da Esperança”.

“A nossa comunidade cristã se coloca a serviço das pessoas que sofreram com esta catástrofe”, disse o sacerdote, afirmando que rezaria durante as Missas “pelas vítimas desta triste situação” e  que a comunidade se mobilizaria “para ajudar aos nossos irmãos e irmãs que se feriram, perderam seus entes queridos e bens materiais”.

“Que São José interceda a Jesus pelas vítimas deste desabamento”, concluiu.

Confira também: