A plataforma mexicana Passos pela Vida, organizadora da Marcha pela Vida anual, denunciou que os deputados federais do México buscam “surpreender aprovando às escondidas” a legalização do aborto.

Num comunicado enviado à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, Passos pela Vida afirmou que são lamentáveis as tentativas de legalizar o aborto no México faltando poucos dias para 30 de abril, dia em que termina o período ordinário do Congresso da União, órgão federal de justiça do país.

Os períodos legislativos ordinários no México são de 1º de setembro a 15 de dezembro e de 1º de fevereiro a 30 de abril.

Passos pela Vida destacou que a atual tentativa de legalizar o aborto no México implicaria reformas na Lei Geral de Saúde, na Lei Geral de Igualdade entre Homens e Mulheres e na Lei Geral de Acesso da Mulher a uma Vida Livre de Violência.

A porta-voz da Passos pela Vida, Alison González, afirmou que “é lamentável o esforço para retomar, no final do período ordinário e em meio ao processo eleitoral, as iniciativas que buscam legalizar o aborto”.

No dia 6 de junho deste ano, os mexicanos vão eleger 500 deputados federais e mais de 20 mil cargos locais, como governadores, deputados estaduais e prefeitos. Segundo o Instituto Nacional Eleitoral, essa é a “maior eleição na história do México”.

González ressaltou que “o aborto não resolveu nada e é preciso lembrar que desde a descriminalização do aborto na Cidade do México em 2007, mais de 231 mil vidas foram perdidas”.

Além disso, indicou, na Cidade do México “mais de 231 mil mulheres foram lastimadas fisicamente e psicologicamente por uma lei que, em vez de gerar avanços e oportunidades para as mulheres, gera mais problemas diante das gravidezes indesejadas”.

A porta-voz de Passos pela Vida lamentou que “os números de reincidência no aborto são alarmantes e só demonstram o fracasso da lei”.

“12.402 mulheres fizeram mais de um aborto na Cidade do México. A despenalização do aborto não resolveu o problema das gestações indesejadas e na adolescência”.

González disse que “é urgente lembrar a nossos legisladores, a nossas autoridades e agora futuros candidatos aos diversos cargos, que a defesa da vida não está em discussão”.

Ao convidar para participar na 10ª Marcha pela Vida, que ocorrerá no sábado, 24 de abril, a partir das 10h (hora do centro do México), a porta-voz de Passos pela Vida salientou que esta será uma oportunidade importante para mostrar “a força da cidadania que se une, como todos os anos, para recordar a nossas autoridades que no México se defende a vida”.

A 10ª Marcha pela Vida, que como no ano passado será realizada virtualmente por causa da pandemia de Covid-19, poderá ser acompanhada através do Facebook de Passos pela Vida e da ACI Prensa.

Também é possível participar pelo canal Passos pela Vida no YouTube.

Confira também: