Pela primeira vez, graças a um convite do Comitê Olímpico Internacional (COI), uma delegação da Santa Sé estará presente na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno que acontecerão na Coreia do Sul, de 9 a 25 de fevereiro.

Na edição de 2 de fevereiro, L'Osservatore Romano, jornal do Vaticano, disse que a delegação será liderada pelo Subsecretário do Pontifício Conselho para a Cultura, Mons. Melchor Sánchez de Toca.

A Santa Sé também participará como “observadora” da sessão olímpica a realizar de 5 a 7 de fevereiro. L'Osservatore Romano explicou que esta reunião é como uma assembleia geral do COI, na qual se debaterá os grandes temas da agenda esportiva no mundo.

Mons. Sánchez de Toca expressou ao jornal do Vaticano que “a abertura dos Jogos de Inverno em Pyeongchang, situada a poucos quilômetros da fronteira que separa as duas Coreias, fronteira mais militarizada do mundo, adquire um valor simbólico único por causa da presença de atletas da Coreia do Norte que participarão, formando um único comitê com os colegas da Coreia do Sul”.

“Assim, a trégua olímpica permite continuar esperando num mundo sem guerras, não obstante os muitos conflitos atualmente em andamento”, sublinhou.

Mons. Sánchez de Toca entregará ao presidente do COI, o alemão Thomas Bach, e aos atletas coreanos, as camisas da “Athletica Vaticana”, equipe de corrida composta por funcionários da Santa Sé que a Secretaria de Estado deixou aos cuidados do Pontifício Conselho para a Cultura.

Em 2016, o COI convidou uma pequena delegação do Vaticano a participar da inauguração dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Brasil).

Nessa ocasião, Mons. Sánchez de Toca afirmou que a Igreja Católica pode “aprender muito” do mundo do esporte e seus valores, e que essas oportunidades oferecem um “benefício recíproco muito grande”.

L'Osservatore Romano destacou os frutos das “relações de amizade e colaboração” no COI e na Santa Sé e assinalou que ambas as entidades têm vários projetos em caminho, como os Jogos Olímpicos da Juventude que serão realizados em outubro deste ano em Buenos Aires (Argentina).

Confira também: