A Igreja no Brasil vai levar uma mãe separada em sua delegação para o X Encontro Mundial das Famílias com o papa Francisco em Roma nos dias 22 a 26 de junho. A advogada Mara Silvia Piccinelli, da diocese de Dourados (MS), faz parte de uma delegação de 33 pessoas que representarão o país.

Roma receberá o Festival das Famílias e o Congresso teológico-pastoral, ambos na Sala Paulo VI, no Vaticano. O encontro se encerrará com uma missa na praça São Pedro. Cada diocese do mundo foi convidada a realizar iniciativas similares, a partir do tema “Amor em família: vocação e caminho de santidade” e com o uso dos símbolos do encontro. Ao contrário das edições anteriores, o congresso não terá palestras estruturadas academicamente com conteúdo teológico-doutrinal, mas será um momento de encontro, escuta e discussão entre os agentes da pastoral familiar e matrimonial, segundo Gabriella Gambino, subsecretária do Dicastério para os Leigos, Família e Vida.

Foram convidados cerca de dois mil delegados de 120 países, escolhidos pelas conferências episcopais e pelos sínodos das igrejas orientais.

“São quinze famílias e no meio dessas famílias nós temos uma mãe separada, porque representa também essas realidades novas, que são aquelas que, não estão somente nas famílias que nós conhecemos, tal qual: o pai, a mãe e o filhos”, disse à ACI Digital o padre Crispim Guimarães, secretário da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, responsável pela delegação brasileira. “Mas aí temos o caso da dona Mara, temos o caso de mães que são solteiras que nunca foram casadas, de pais que são solteiros ou famílias que os avós criam os netos, sem a presença dos filhos”.

Mara Silvia Piccinelli tem quase dez anos de trabalho pastoral com jovens e crianças. Ela participa também da pastoral litúrgica e do cerimonial diocesano da diocese de Dourados, no Mato Grosso do Sul. À ACI Digital, a advogada contou que depois de separada decidiu não se casar mais e reforçar sua caminhada na Igreja.

“É muito gratificante ver a abertura da Igreja de hoje, esse olhar diferente que ela tem para o diferente”, disse Piccinelli. “Eu na verdade me acho diferente, porque eu sou uma mulher separada, decidi ficar sozinha e caminho na Igreja, nas pastorais. E esse acolhimento que eu recebi aqui, isso é gratificante. Só aumenta na verdade a minha fé”. Quando foi convidada a participar do Encontro Mundial das Famílias, Piccinelli diz ter levado um choque: “Mas eu vou lá? Uma mulher separada? E aí eu vi que na verdade, esse chamado, esse comprometimento, esse olhar diferente que tem a catedral de Dourados – isso também aconteceu nesse Encontro Mundial das Famílias”.

Para o padre Crispim Guimarães, a participação da comitiva no congresso teológico-pastoral do encontro, fará com que as famílias voltem para o Brasil mais entusiasmadas. “Elas terão aquele desejo de fazer com que esses aspectos da Amoris laetitia que foram meditados e ainda serão aprofundados mais ainda sejam vividos e aplicados nas comunidades”, disse. Amoris laetitia é a exortação apostólica pós-sinodal sobre o amor na família publicada em 19 de março de 2016. A nota 351 do documento diz: “Em certos casos, poderia haver também a ajuda dos sacramentos”, para pessoas vivendo em situações irregulares. “Por isso, ‘aos sacerdotes, lembro que o confessionário não deve ser uma câmara de tortura, mas o lugar da misericórdia do Senhor’. E de igual modo assinalo que a Eucaristia ‘não é um prêmio para os perfeitos, mas um remédio generoso e um alimento para os fracos’”, continua a nota em que o papa cita sua própria exortação apostólica Evangelii gaudium. A nota foi interpretada por alguns padres e bispos como uma autorização para que pessoas separadas vivendo em nova união pudessem comungar. Em 19 de setembro os cardeais Carlo Caffarra, Raymond Burke, Walter Brandmüller e Joachim Meisner escreveram ao papa perguntando se essa era a interpretação correta. Francisco nunca respondeu.  

Solange e Alisson Schila são coordenadores da Pastoral Familiar no Regional Oeste 1 e vão participar do encontro. “Ao retornarmos às nossas dioceses, dentro de nossas realidades, poderemos implementar as indicações pastorais apresentadas à luz de todas as reflexões do Ano Amoris Laetitia”, disse à ACI DIgital Solange Schila. O Ano Amoris Laetitia foi instalado pelo papa Francisco para celebrar os cinco anos de sua própria exortação.

Brasileiros na Programação

Dois casais participarão como palestrantes dos painéis do X Encontro Mundial das Famílias: o casal Fabíola Goulart e Gustavo Huguenin, da arquidiocese de Florianópolis (SC), falará no primeiro painel de sexta-feira (24) sobre “Redes sociais: um ‘ambiente’ para os nossos filhos?”. Da diocese de São João Del Rei (MG), o casal André e Karina Parreira falaráo sobre “Amor em família: maravilhoso e frágil”.

Oração oficial para o X Encontro Mundial das Famílias 22-26 de junho de 2022

Pai Santo, estamos aqui diante de Ti para louvar-Te e agradecer-Te pelo grande dom da família. Nós Te pedimos pelas famílias consagradas no sacramento do matrimônio, para que possam redescobrir todos os dias a graça recebida e, como pequenas Igrejas domésticas, saibam testemunhar a Tua presença e o amor com o qual Cristo ama a Igreja.

Nós Te pedimos pelas famílias que passam por dificuldades e sofrimentos, doença ou por problemas que só Tu conheces: que Tu as sustentes e as tornes conscientes do caminho de santificação ao qual as chamas, para que possam experimentar a Tua infinita misericórdia e encontrar novos caminhos para crescer no amor.

Nós Te pedimos pelas crianças e jovens para que possam encontrar-Te e responder com alegria à vocação que planejaste para eles; por seus pais e avós, para que sejam conscientes de serem um sinal da paternidade e maternidade de Deus no cuidado dos filhos que, na carne e no Espírito, Tu confias a eles pela experiência de fraternidade que a família pode dar ao mundo.

Senhor, concede que cada família possa viver a própria vocação à santidade na Igreja como um chamado para ser protagonista da evangelização, a serviço da vida e da paz, em comunhão com os sacerdotes e em cada estado de vida.  

Abençoa o Encontro Mundial das Famílias. Amém.

A programação completa do 10º Encontro Mundial das Famílias está aqui.

Confira também:

Mais em