Com o intuito de debater sobre as causas do declínio da educação e apontar caminhos para superá-lo, o Instituto Sophia Perennis realiza nos dias 7 e 8 de abril, no Rio de Janeiro, o Congresso de Educação Católica, em cuja pauta também estará a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Esses eventos foram organizados para poder ajudar pais e professores, gestores de colégios. Todos estamos percebendo de longa data problemas na educação formal, nas escolas. Mas também, esses problemas têm suas dificuldades no lar, nos pais com dificuldades na educação de seus filhos”, observou Prof. Felipe Nery, membro do Instituto Sophia Perennis.

Segundo ele, já aconteceram congressos como este “em vários lugares do Brasil. Já fizemos em Cuiabá, Poços de Caldas, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, São José dos Campos e São Paulo”.

O Instituto Sophia Perennis, conforme explica em seu próprio site, “é constituído por pais e professores católicos que buscam, através do estudo e da divulgação de cursos de formação, resgatar e atualizar os princípios fundamentais da Educação Patrística, baseada principalmente na Pedagogia Vitorina”.

Prof. Felipe Nery explicou que, no Instituto, debruçaram-se sobre a história da educação, inclusive no Brasil, observaram as diferenças dos currículos e, “depois de todo um olhar historiográfico e também vendo o fim da educação, começamos a perceber que os problemas educacionais têm uma causa, problemas sérios”.

Os dados apresentados pelos ministérios da Educação do Brasil e de outros países, “acabam mostrando que estamos em um declínio educacional. Por mais que se fale em qualidade da educação, em melhorar, em investimento, a educação está indo cada vez de mal a pior. Os índices mostram isso”, advertiu.

Neste sentido, indicou, o Instituto e o Congresso de Educação Católica buscam fazer “justamente isso, uma série de ideias apresentadas, gerar reflexão para observar o que está acontecendo”. Segundo Nery, trata-se de “ver o problema e tentar encontrar realmente as causas, fazer um diagnóstico correto para remediar”.

“Nós fazemos os Congressos no intuito de despertar, ajudar aqueles que estão envolvidos de alguma forma com a educação – não apenas formal, mas também no lar, ou seja, os pais como educadores”, esclareceu, ressaltando que procuram “ajudar as pessoas a se voltar para o problema da educação de seus filhos, alunos, catequizandos”.

Um tema que se fará presente no evento será a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovada e homologada no final de 2017 sem as menções à ideologia de gênero.

Porém, conforme o próprio Prof. Nery denunciou na última semana, o Ministério da Educação instituiu um Comitê Nacional de Implementação da BNCC que conta com “presença do SECADI (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão), que é justamente aquele departamento dentro do Ministério da Educação que cuida de gênero”.

Conforme Felipe Nery explicou à ACI Digital, “a BNCC é uma estrutura sistêmica obrigatória e centralizadora da educação, que fere aquilo que está previsto na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), na Constituição, é ilegal, é inconstitucional”.

Citou ainda exemplos de bases comuns curriculares que foram desenvolvidas em outros países, como a Common Core State Standards (CCSS) dos Estados Unidos e, de acordo com ele, “ao conhecer esse movimento de centralização da educação que vem acontecendo em todo o mundo, nós conhecemos estudamos, conhecemos os envolvidos”.

“As organizações que cuidaram da BNCC em outros países também estão presentes em nosso país, estavam por trás da elaboração da BNCC e, justamente o que estamos tentando é mostrar para as pessoas que esta aprovação não foi legal, não houve uma apresentação para todo o público, a participação foi muito pequena em todo o país”.

Por isso, assinalou, ao “de saber os rumos da educação através da BNCC, precisamos ajudar o povo a despertar – como aconteceu nos Estados Unidos – e se manifestar para conseguirmos, quem sabe com o tempo, a revogação da BNCC, como também ajudar as escolas a lidar com isso, que será um declínio da educação”.

Nesse sentido, afirmou que “pais, professores, pessoas envolvidas com a educação, todos podem participar” do Congresso de Educação Católica.

A inscrição pode ser feita através do site: sophiaperennis.com.br/congresso-educacao-catolica.

Confira também:

Mais em