Uma estátua de São Junípero Serra na Antiga Missão de Santa Barbara, Califórnia (Estados Unidos), foi decapitada e manchada com tinta vermelha na madrugada de segunda-feira, 11 de setembro.

“As pessoas saberão mais quando tivermos mais informações. Informamos ao departamento de polícia esta manhã. Provavelmente ocorreu durante a noite ou de manhã cedo”, disse Monica Orozco, diretora executiva da Missão Santa Barbara, ao ‘The Tribune’.

Também explicou que a organização ainda não decidiu se a estátua será substituída.

As fotografias da estátua do missionário espanhol do século XVIII, conhecido como pai da Califórnia, foram feitas por um transeunte que logo decidiu enviá-las ao meio local ‘Edhat’.

Como indica a mídia, “parece que as fotos foram tomadas antes que a equipe da Missão de Santa Barbara chegasse ou soubesse do vandalismo. Desde então, a estátua está completamente coberta”.

A Antiga Missão de Santa Barbara é um dos pontos de referências mais preciosos da cidade e é conhecida como a “Rainha das Missões” na Califórnia.

Em 23 de agosto deste ano também foi vandalizada com pintura vermelha outra estátua do santo em um parque na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia.

Em 2015, alguns dias depois que São Junípero Serra foi declarado santo, derrubaram estátuas e escreveram com tinta “santo do genocídio” em uma lápide da Missão de São Carlos Borromeu de Carmelo, onde estão enterrados os restos do missionário.

Confira também: