O Diretor da Comissão de Comunicação Social da Arquidiocese do México, P. Hugo Valdemar Romero, advertiu que a intenção da Secretaria Geral de Saúde de incentivar debates sobre a eutanásia, pode converter à pessoa em uma coisa  que deveria ser eliminada quando, segundo os “especialistas”, já não é produtiva.

Em declarações à imprensa, o sacerdote expressou que promover foros de discussão sobre este tema é atacar a dignidade da pessoa.

Do mesmo modo, esclareceu que a Igreja no país não teme ao projeto de lei do Partido da Revolução Democrática (PRD) para legalizar a eutanásia, porque a sociedade mexicana conhece o valor da vida.

Por sua parte, o Coordenador Geral de Pastoral da Basílica de Guadalupe, Dom Pedro Agustín Rivera Díaz, assinalou que a intenção de legalizar este tipo de assassinato responde a situações oportunistas de quem em vez de legislar a favor da vida, o fazem a favor da morte.

Recordou também que os médicos tem o dever de defender a vida até sua morte natural e que o mandamento “não matar” é uma lei divina e ao mesmo tempo implícita na consciência de cada homem.

Em diálogo com a imprensa, o fundador e Diretor Geral dos Missionários Servidores da Palavra, Padre Luis Butera, advertiu que é um crime promover a eutanásia, porque “ninguém é dono da vida, só Deus”.

“É réu de assassinato o que a execute e de suicídio o que a pede”, sentenciou.

Acrescentou que é falso dizer que a vida de uma pessoa carece de valor quando não contribui algum bem material, porque, assegurou, em muitos casos o sofrimento de um doente une à família na caridade, redescobre o valor da saúde e a apresenta como um dom de Deus.

Finalmente, expressou que quem promove leis a favor da eutanásia reflete uma mentalidade vazia de esperança.