O padre Juan Miguel Ferrer Grenesche, deão da catedral de Toledo, pediu demissão do cargo depois que a permissão que deu para gravação de um vídeo musical com cenas sensuais dentro da igreja causou revolta.

O rapper espanhol C. Tangana lançou o vídeo musical de sua canção "Ateo" (Ateu) no último 7 de outubro. No vídeo, Tangana e Nathy Peluso fazem danças sensuais e provocativas dentro da catedral. Tangana pagou 15.000 euros ($17.000) para o uso da catedral, Segundo a arquidiocese, "de acordo ao regulamento interno do capítulo da catedral, em vigor há anos, o dinheiro arrecadado para atividades extraordinárias da catedral é usado para obras de caridade".

"O deão apresenta seu pedido de desculpas em nome da instituição, em seu próprio nome e em nome dos diversos membros do capítulo da catedral, na medida em que eles também tiveram responsabilidade, por todos os erros e falhas que possam ter sido cometidos por palavras, atos e omissões nesses acontecimentos ", disse a arquidiocese de Toledo no dia 12 de outubro.

A renúncia do padre Ferrer entrará em vigor no dia 16 de outubro. Seu mandato deveria ter terminado em 5 de novembro.

A arquidiocese disse que o padre expressou sua "plena comunhão" com o arcebispo local, dom Francisco Cerro Chaves "e com a Igreja Diocesana".

Em uma declaração à imprensa espanhola divulgada pela agência Europa Press em 12 de outubro, Ferrer disse que "falhas de comunicação" complicaram o caso, e não se arrepende de sua primeira declaração, na qual justificava a gravação do videoclipe.

Segundo o sacerdote, tudo o que disse nas primeiras declarações "é verdade”.  “Eu expliquei as razões pelas quais a permissão foi dada", disse. Entretanto, ele reconheceu que durante a gravação da apresentação não havia representantes da catedral para observar "as coisas que mais tarde fizeram com que algumas pessoas ficassem escandalizadas". “Isso foi uma falha", disse o padre espanhol.

Ferrer também disse que os pedidos de permissão para este tipo de gravações não são normalmente comunicados ao arcebispo, o que "pode ter sido outra falha que teria evitado algumas das dificuldades que temos experimentado".

"Reconheço todas as críticas e que reconheço que errei, mas quando as pessoas me corrigem, gosto que isso seja feito com caridade e respeito", disse ele.

Entretanto, o padre disse que para ele este caso "são águas passadas”. “O que eu quero é que todos estejam serenos e vivam em paz e que não haja tensão alguma".

"Estou convencido de que a música de um tipo de pessoa ou de outra, desde a compreensão da nossa fé, busca fazer o bem às pessoas e espero que depois de toda esta dor e esta controvérsia, todos nós nos esforcemos por fazer algum bem uns aos outros", disse.

Padre Ferrer disse em 8 de outubro que "o vídeo apresenta a história de uma conversão através do amor humano". A letra da canção é precisa: 'Eu era ateu, mas agora acredito, porque um milagre como você teve que descer do céu'".

Ferrer criticou "certas atitudes de intolerância", às quais, ele "se opõe pela compreensão e aceitação da Igreja, como manifestada nas sequências finais do vídeo".

A arquidiocese de Toledo disse em 8 de outubro que o arcebispo "desconhecia absolutamente a existência deste projeto, seu conteúdo e o resultado final", e que ele "lamenta profundamente estes acontecimentos e desaprova as imagens gravadas" na catedral.

O arcebispo de Toledo pediu "humildemente e sinceramente o perdão de todos os fiéis leigos, pessoas consagradas e sacerdotes, que se sentiram justamente feridos por este mau uso de um lugar sagrado".

"A partir deste momento, a arquidiocese vai trabalhar para rever o procedimento seguido para evitar que algo semelhante aconteça novamente", acrescentou a declaração.

"Para isso, será imediatamente elaborado um protocolo para a gravação de imagens para radiodifusão pública em qualquer igreja da arquidiocese".

Cerca de 30 pessoas se reuniram fora da catedral no dia 10 de outubro para rezar um rosário em reparação pelo vídeo gravado no interior da igreja.

O arcebispo de Toledo anunciou no dia 9 de outubro que será realizado um ato de reparação durante uma missa no próximo 17 de outubro.

"Como resultado dos recentes acontecimentos, quero acrescentar a esta celebração um convite à conversão, reparação pelos pecados e purificação que este tempo de graça e renovação interior exige, e que realizaremos em um especial ato penitencial durante a missa", disse o arcebispo.

Mais em

Confira também: