O sacerdote dominicano e doutor em microbiologia, Pe. Nicanor Austriaco, expressou sua esperança de que em breve haja um tratamento eficaz para o coronavírus COVID-19, usando o remédio hidroxicloroquina (HCQ).

Pe. Austriaco é professor de Biologia e Teologia no Providence College, em Providence, estado de Rhode Island (Estados Unidos). Atualmente, está com sua mãe nas Filipinas, seu país natal, enquanto dura a quarentena por coronavírus.

"Como biólogo molecular, o mais emocionante para mim sobre esta possibilidade é que o teste clínico na França foi muito bom, dadas as circunstâncias extremas", escreveu o especialista em um post no seu blog.       

"Sim, foi um teste pequeno, mas quando se lê o documento que o sustenta, foi algo rigoroso para o que se quis fazer, que foi um estudo piloto. E isso mostrou que a HCQ encurtou significativamente o tempo de eliminação do vírus do sistema do paciente”, continuou.  

Além disso, afirmou o especialista filipino, outro teste independente realizado em um laboratório na China mostrou que o HCQ "pode ​​prevenir a reprodução viral em um tubo de ensaio".

Em um e-mail enviado à CNA – agência em inglês do Grupo ACI –, Pe. Austriaco explicou que a hidroxicloroquina e outro medicamento relacionado, o CQ, já foram usados ​​em humanos para tratar doenças como a malária "em todo o mundo, incluindo Filipinas”.

"Também foram usados ​​para tratar doenças autoimunes como lúpus. Então, sabemos que eles são seguros para a maioria das pessoas”, destacou. No entanto, a prescrição "só pode ser feita sob a supervisão de um médico, porque, em alguns casos, esses medicamentos podem causar problemas cardíacos".

O especialista destacou que a Administração de Alimentos e Medicamentos do governo dos Estados Unidos (FDA) já aprovou a HCQ para uso humano em certas doenças, mas não para COVID-19.

No entanto, "se o teste da OMS chamado SOLIDARITY mostrar que o HCQ e o CQ são eficazes para tratar COVID-19, então a FDA poderia aprová-los para esse uso", disse o sacerdote à CNA.

Em sua publicação, Pe. Austriaco destacou que o HCQ não é muito caro e pode ser obtido. Nas Filipinas, por exemplo, o tratamento de seis dias custaria cerca de 30 dólares.

Sobre a possibilidade de uma vacina, o microbiologista explicou a CNA que as vacinas levam "geralmente entre 12 e 18 meses para serem desenvolvidas, embora no caso de COVID-19 o tempo tenha acelerado".

“Minha principal esperança é que estamos usando toda a capacidade da engenhosidade e tenacidade humana para combater essa pandemia. Com a graça de Deus, prevaleceremos”, afirmou o especialista à CNA.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: