A Conferência Cubana de Religiosos e Religiosas (CONCUR) está oferecendo um serviço de acompanhamento espiritual e psicológico às dos presos por causa das manifestações contra a ditadura, iniciadas no dia 11 de julho em Cuba.

O serviço “está focado na assessoria para que os recursos de habeas corpus sejam apresentados, na ajuda para a localização dos detidos e no acompanhamento espiritual e psicológico aos familiares”, explicou a CONCUR em seu comunicado.

No domingo, 11 de julho, começaram os protestos por liberdade e mudanças após meses de escassez de alimentos, medicamentos e o colapso dos hospitais devido à pandemia do coronavírus.

Segundo a mídia internacional, os protestos começaram na cidade de San Antonio de los Baños, na província de Artemisa, oeste de Cuba. Logo, as marchas se estenderam pelo país. Os protestos chegaram a ser realizados em 50 localidades da ilha, incluindo Havana, Camagüey e Santiago de Cuba.

As redes sociais e agências internacionais de comunicação denunciaram a prisão de inúmeros manifestantes.

Em 17 de julho, em declarações à ACI Prensa, o padre Rolando Montes de Oca, da arquidiocese de Camagüey, informou que “a maioria dos detidos no domingo passado estão em suas casas, mas com um processo penal pendente”.

“A situação continua muito tensa. Há pessoas dignas, vários presos, como as duas catequistas de Bayamo. Toda esta situação está colocando novamente pressão sobre a sociedade cubana e a pressão não pode ser contida”, disse o sacerdote.

As manifestações foram divulgadas nas redes sociais, porém, o governo cubano tem feito cortes na internet para evitar que mais vídeos sejam compartilhados.

Confira também: