Uma importante líder pró-vida latino-americana criticou a polêmica série 13 Reasons Why, de Netflix, porque apresenta os defensores da vida como "neuróticos e fanáticos", ao mesmo tempo em que apresenta uma doutora abortista como "linda e amável".

Sara Larín, fundadora da plataforma pró-vida salvadorenha VIDA SV, criticou “o nível de malícia dos produtores para inventar uma campanha de advertência, supostamente para prevenir e conscientizar, quando, na realidade, é apenas uma elegante escapada legal para não assumir as consequências de promover este tipo de antivalores”.

13 Reasons Why é uma adaptação do romance de mesmo nome publicado em 2007, por Jay Asher. A série apresenta a história de uma adolescente que comete suicídio e, através de fitas cassete, apresenta os motivos que a levaram a tomar essa decisão dramática.

Desde o seu lançamento, em 2017, a série tem sido criticada porque poderia influenciar adolescentes com tendências suicidas.

Em diálogo com o Grupo ACI, Larín criticou que no segundo episódio da terceira temporada da série zombam dos pró-vidas apresentando-os como “neuróticos e fanáticos”.

“Não é por acaso que esses personagens antagonizam com a doutora linda e amável que realiza um aborto com 'gentileza' e mostram o procedimento como uma visita incômoda, mas fácil de superar em um dia ou dois, porque a jovem já está pronta para começar a sair com um novo namorado”.

A fundadora de VIDA SV alertou que “o cinema e a televisão servem para reforçar ou destruir os valores de uma sociedade, por isso é essencial que os pais continuem atentos ao conteúdo que seus filhos consomem em Netflix ou em qualquer outro serviço de streaming".

"Essa modalidade de entretenimento introduziu novos hábitos na vida dos adolescentes, com a capacidade de influenciar sua maneira de pensar e de se comportar", disse.

“13 Reasons Why é uma série forte, que para qualquer adulto com discernimento é difícil de ver e muito mais para um jovem adolescente em etapa de formação e vulnerável a absorver valores contrários aos ensinados por seus pais em casa” indicou.

Confira também: