A Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) divulgou na terça-feira, 2, que há confirmação de 1.390 doentes e 65 mortos por causa da Covid-19, totalizando 1455 casos da doença no país.

O levantamento realizado com base em informações dos Regionais foi publicado no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), instituição à qual a CNP é vinculada. A entidade ressalta que “são números aproximativos” já que “infelizmente, nem todas as dioceses passaram seus números reais”.

O relatório diz ainda que foram contabilizados apenas sacerdotes diocesanos. Os religiosos entrariam nas estatísticas da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Segundo as estatísticas, o Regional Sul 1 da CNBB, que corresponde ao estado de São Paulo, é o que contabiliza o maior número de casos positivados, com 168 presbíteros. Em seguida, vem o Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal), com 136 casos positivos, e o Sul 2 (Paraná), com 134.

Quanto às mortes registradas, o maior número se deu nos Regionais Norte 2 (Pará e Amazonas) e Leste 1 (Rio de Janeiro), ambos com 12 sacerdotes falecidos devido à Covid-19.

Logo após, aparecem o Regional Sul 1, com 7 padres falecidos, e os Regionais Norte 1 (Amazonas e Roraima), Nordeste 2 (Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Pernambuco), e Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo), com 5 óbitos cada. 

Especificamente em relação a cada Igreja Particular, os dados mostram que a Arquidiocese de Belém do Pará é a que conta com o maior número de sacerdotes positivados para Covid-19, com 42 presbíteros.

O maior número de mortes ocorreu na Arquidiocese do Rio de Janeiro, onde 8 sacerdotes diocesanos morreram em decorrência da Covid-19.

A pandemia também afetou o episcopado brasileiro, com diversos Bispos tendo testado positivo para a Covid-19. Além disso, foram confirmados três mortes de Prelados em razão da doença.

O caso mais recente foi o do Arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eusébio Oscar Scheid, que morreu no dia 13 de janeiro de 2021, aos 88 anos.

No ano passado, morreram o Arcebispo emérito da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, aos 70 anos, em 14 de abril, e o Bispo de Palmares(PE), Dom Henrique Soares da Costa, aos 57 anos, no dia 18 de julho.

Para conferir todas as estatísticas da CNP, por Regionais e Dioceses, acesse AQUI.

Confira também: